Esqueci minha senha
Economia Colaborativa

O Diário - 27 de abril de 2022

Economia Colaborativa

Economia Colaborativa

Compartilhar


Grandes empresas já se anteciparam e se posicionaram diante do mercado, entendendo e usando o benefício da economia colaborativa, e aqueles que não se deram conta da evolução do mercado ficaram para trás, perderam clientes e em algumas situações, as suas empresas e negócios, ficaram inviáveis.

 

A Economia Colaborativa é uma forma de interação entre todas as esferas que participam de uma relação comercial, onde todos os envolvidos saem beneficiados.

 

Um exemplo clássico é o UBER, a intenção aqui não é contar a História do aplicativo, mas, preste a atenção em quantas pessoas envolvidas são beneficiadas.

 

Todas as pessoas a seguir ganham quando acontece uma viagem de UBER, os donos do aplicativo, o dono do veículo que nem sempre é o motorista, o Motorista e finalmente o cliente também ganha. Mas, o ponto mais importante é que, o que tem maior percepção de valor gerado é o cliente, visto que, consegue um "taxi" rapidamente, independente da sua localização, sabe quem é o motorista, sabe o valor que irá pagar mesmo antes de entrar no carro, consegue escolher o tipo de carro, geralmente as corridas são mais baratas, fica claro que todos os envolvidos ganham na mesma transação, principalmente o Usuário.

 

Percebendo isso, várias empresas estão usando esta forma de se fazer negócios com foco sempre em trazer mais benefícios aos Consumidores, pois são eles que detém todo poder de compra.

 

E o Empresário consegue fidelizar clientes, conquistar clientes novos, aumentar o seu faturamento e lucro, sua empresa cresce, dá mais empregos e faz novos investimentos, um bom negócio, só é bom, se for bom para todas as partes envolvidas.

 

Outra modalidade de economia colaborativa já é percebida pelos clientes e empresários locais, chamada de CASHBACK, mas, essa modalidade, explicamos melhor em outra oportunidade. Façam todos Excelentes Negócios.

 

Rodrigo Ribeiro

Empresário