Especiais/Viagem e Turismo

(27/07/2013) - Região mais fria do Brasil recebe turistas durante o inverno em busca da neve

Com foto Sem Foto

NEVE: Em São Joaquim, cidade mais fria do Brasil, a neve cobre de branco a vegetação
Divulgação

Todos os anos milhares de turistas visitam o Planalto Serrano de Santa Catarina na esperança de ver a neve caindo. A região é a mais fria do Brasil, e é o único lugar do país onde a precipitação de neve é certa.
Neste ano os hotéis da região registraram 100% da ocupação. Ontem, dia 26 de julho, o frio começou a diminuir, porém os termômetros ainda marcaram temperaturas perto de 0ºC. Na cidade de Urupema foi registrado -4,9ºC, e em Itaiópolis, Lebon, Régis e Bom Jardim Serra -1ºC. De acordo com os meteorologistas a noite a sensação térmica na região da Serra catarinense pode chegar a -22ºC.
Confira Algumas cidades onde o frio e a neve são atrações turísticas durante o inverno.

LAGES
O maior município em extensão territorial de Santa Catarina é também a principal cidade da Serra Catarinense. Lages é conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão. O município foi o pioneiro no turismo rural e as porteiras das fazendas da região estão abertas aos visitantes desde 1985. Muitas dessas fazendas foram transformadas em hotéis, e proporcionam ao hóspede a oportunidade de vivenciar a rotina do campo durante sua estadia.

URUPEMA
Considerada uma das cidades mais frias do país, Urupema está localizada a uma altitude média de 1.425 metros, a mais alta do Estado. O município tem como principais atrativos turísticos os rios claros, campos verdes e pinheiros. Durante o inverno com a ocorrência de neve e fortes geadas na cidade as pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo. A cidade possui importantes nascentes e águas límpidas, por esse motivo Urupema é uma das poucas cidades do mundo a criar no riacho (Rio Caronas), a truta Arco-íris.

URUBICI
O município está se transformando em ponto de encontro dos adeptos de esportes radicais, entre eles o rapel, parapente, asa delta e o cross de moto e jeep. Entre os títulos da cidade está o de Capital das Hortaliças e Belezas Naturais, o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil, o único Parque Nacional de Conservação Ambiental do Estado, as principais nascentes do Rio Uruguai que são o Rio Canoas e o Rio Pelotas e o maior número de cachoeiras e quedas d’água e cascatas do Sul do Brasil.
Urubici possui uma quantidade enorme de belezas naturais. Majestosas colinas e matas de araucárias compõem o cenário da cidade.

SÃO JOAQUIM
Considerada a cidade mais fria do país, São Joaquim é conhecida como a Cidade da Neve. As nevascas acontecem geralmente entre junho e agosto, cobrindo de branco os montes, telhados, montanhas, planaltos, vales e as taipas centenárias. A cidade conta com vários hotéis e pousadas que recebem os visitantes com o calor das lareiras e fogões a lenha. São Joaquim é um dos grandes produtores de maçã, fruta que é símbolo da tradicional Festa Nacional da Maçã, que oferece aos visitantes belas paisagens com a florada e a colheita . 

BOM JARDIM DA SERRA
Chamada de Capital das Águas, pelo grande número de rios que nascem no município, a pureza dessas águas e a abundância de recursos hídricos dão um clima favorável à criação de algumas espécies de peixes, como a truta.
O cenário dessa cidade é formado por cascatas naturais e morros enormes cobertos de uma vegetação intocada. A Serra do Rio do Rastro fica a onze quilômetros do centro da cidade, de cujo mirante se pode contemplar a beleza dessa região privilegiada e os contornos incríveis dessa estrada. É uma das mais belas paisagens de Santa Catarina.

BOM RETIRO
Para os turistas que chegam à região Serrana pelo litoral, a cidade de Bom Retiro é a porta de entrada. A cidade conta com um dos mais importantes empreendimentos turísticos de toda a região, a Fazenda São Sebastião. Atualmente ,o forte de sua economia é a agropecuária. O município é o maior produtor de cebola da região do Planalto, o maior produtor de vime do Brasil e sua maçã-gala é considerada a de melhor qualidade no país. 


SERRA: A Serra do Rio do Rastro fica a onze quilômetros do centro da cidade de Bom Jardim da Serra de onde pode contemplar a beleza dessa região 


VISTA: Pedra Furada, em Urubici, vista do Morro da Igreja 


Imprimir