14 de Dezembro de 2017 | 17:03:33

28/03/2013 | Opinião / Artigos

Sedentarismo x Tecnologia

Por Ricardo Santana

Qual a relação entre sedentarismo e tecnologia? O sedentarismo está ligado com a falta suficiente de atividade física e está diretamente correlacionado com inúmeros problemas de saúde. Nos dias de hoje a tecnologia se tornou indispensável, porém pode ser vista como um mal necessário.

O sedentarismo acontece quando uma pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas e atividades físicas de lazer, e geralmente a tecnologia nos traz, facilidade, comodismo, preguiça e praticidade, o que implica em cada vez menos movimento.

Todos esses avanços e recursos tecnológicos de hoje em geral nos comete a ter e a pertencer a um ciclo vicioso e sedentário. Certas coisas do dia-a-dia que eram simples e práticos de se fazer, se tornaram ainda mais simples, sem um mínimo esforço.

Alguns exemplos práticos são: assistir televisão, nos dias de hoje ninguém necessita de se levantar para mudar o canal, bem diferente de antigamente quando não se existia o controle remoto. Antes se usava muito mais bicicletas e até mesmo o hábito de ir à padaria ou ao açougue era feito tudo a pé, hoje mesmo sendo perto recorremos ao carro e a moto.

Se falarmos dos computadores, notebooks e tabletes que são febres entre adolescentes e jovens o problema se agrava ainda mais. Hoje é raro encontrar um adolescente ou uma criança brincando na rua, soltando pipa ou praticando alguma modalidade esportiva. Muitos nem conhecem algumas dessas brincadeiras e preferem apenas mexer o dedo na tela do tablete ao invés de ficar suado em uma prazerosa brincadeira.

Saúde é coisa séria, o excesso de tecnologia e a falta de atividade física podem se tornar um problema futuro na vida de muitos. Ter hábitos saudáveis e equilíbrio é o mais recomendado nesse momento de tantos avanços tecnológicos.

Ricardo Santana
Professor e Educador Físico/Cref: 025803