17 de Outubro de 2017 | 11:17:00

22/05/2013 | Especiais / Empregos e Oportunidades

Carreira militar proporciona estabilidade e ascensão profissional

Tenente Coronel Usai afirma que Barretos possui vagas para formação de militares

Carreira militar proporciona estabilidade e ascensão profissional

Tenente Coronel Usai ao lado dos soldados PM Cilene e Rubens
Tininho Júnior

Ampliar foto

Perspectiva de crescimento e estabilidade são as principais vantagens para se seguir a carreira militar. Entretanto, a concorrência para os cursos superiores destas áreas é das maiores e, muitas vezes, supera a de Medicina ou Engenharia nas principais universidades brasileiras.

Os benefícios para os alunos são atrativos, que além de contarem com alimentação, fardas e assistência médica, recebem ajuda de custo e direito à moradia – quando o curso se dá em sistema de internato. Durante a carreira, o militar tem a oportunidade de participar de cursos, viajar em missões e continuar com o salário integral durante a reserva (aposentadoria).

Apesar de grandes atrativos, a carreira militar requer respeito incondicional pela autoridade e comprometimento máximo com a ordem, com a ética e com o trabalho em equipe. “Para ser policial militar tem que gostar de regras e de obedecer a ordens, pois ninguém será um bom comandante se não souber obedecer”, afirma o Tenente Coronel Luis Henrique Usai, comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar do Interior, que completa. “Hoje, a Polícia Militar precisa de vocação por isso, se você não deu certo na área de humanas, biológicas ou exatas não entre para a PM, que será um erro”, enfatiza o militar.

O Tenente Coronel Usai explica que, após a aprovação em concurso, o candidato frequenta aulas práticas com duração de seis meses para aprender sobre legislação, primeiros socorros e defesa pessoal. “Em seguida, acompanhado de um policial militar que já está na ativa, ele segue para o estágio na rua com o objetivo de melhorar e reforçar o policiamento”, menciona o comandante.

Leia mais em Empregos&Oportunidades desta quarta-feira (22), do Jornal O Diário.