23 de Outubro de 2019 | 07:51:02

23 de Outubro de 2019 | 07:51:02

18/07/2013 | Especiais / Gastronomia

Pão de metro: receita simples, saudável e muito criativa

Lanche é ideal para consumir em festas ou a qualquer hora do dia

Pão de metro: receita simples, saudável e muito criativa

Empresário Paulo César da Costa mostra o tradicional pão de metro
Tininho Junior

Ampliar foto

O pão de metro também conhecido como lanche ou sanduíche é uma boa alternativa para consumir em festas ou a qualquer hora do dia. Sucesso entre as crianças, o pão de metro pode ter sabores e ingredientes diferentes que vão de acordo com a criatividade e gosto dos convidados. E, pode garantir a você a fama de grande anfitrião. O sanduíche de metro tradicional de Barretos, é servido  com diferentes coberturas, tem em média  uma bisnaga de 60 centímetros e rende até 18 pedaços. É o que garante o empresário Paulo César da Costa que recebe diariamente várias encomendas de clientes.

O segredo para uma reunião ou “coffee break saborosos” e que agrade os convidados é inventar recheios que atendam a todos os gostos: alguns com sabores fortes e marcantes, outros, com temperos discretos e suaves.  Paulo explica que para acertar no sabor - basta combinar alface, maionese, salame, peito de peru ou copa, tomate e queijo. “O cliente que escolhe o sabor que mais prefere”, disse.  Uma dica importante é se lembrar dos convidados  vegetarianos servindo sanduíches recheados com tomate seco, abobrinha e berinjela grelhada. 

Para quem faz dieta, as opções light, como atum, ricota, blanquet de peru, peito de frango ou peru defumado e queijo branco. Para deixar o pão úmido e saboroso, espalhe uma camada de requeijão, margarina, maionese ou patê. Outra ideia para dar requinte ao sanduíche é substituir a alface por agrião ou rúcula.
VISUAL: Para deixar o seu pão de metro ainda mais charmoso e saboroso que tal decorar e impressionar seus convidados? Escolha tomatinho cereja, azeitonas, cubinhos de queijo ou cerejas em calda.

Para prendê-los ao sanduíche, use palitos de dente. Lembre-se de espetar bandeirinhas para identificar o sabor de cada um.  Sirva o sanduíche fatiado em pedaços iguais.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira (18) do Jornal O Diário.