23 de Outubro de 2019 | 02:23:01

23 de Outubro de 2019 | 02:23:01

01/08/2013 | Especiais / Gastronomia

Tempero e corte são segredos que garantem churrasco de qualidade

Sal grosso para conservar o sabor da carne e acompanhamentos para toque especial

Tempero e corte são segredos que garantem churrasco de qualidade

SABOR: Contra filé tipo exportação é uma boa pedida para harmonizar com os demais acompanhamentos do churrasco
Divulgação

Ampliar foto

Não é preciso ser expert no assunto para fazer um churrasco saboroso e de muita qualidade. No entanto, é necessário antes de tudo saber o corte ideal para que a carne preserve  e não altere o sabor e sua maciez. Outra dica importante é o tempero. Para não errar, prefira sempre o sal grosso para carnes bovinas; limão, sal grosso para cortes suínos; e limão, sal grosso, hortelã e pimenta se escolher os cortes de cordeiro para incrementar seu churrasco.

Um dos segredos para manter a carne suculenta é retirar a peça da embalagem logo antes de assá-la. Assim, todo suco permanece na carne, deixando-a mais saborosa. Para descobrir o ponto antes de cortar, pressione a peça com um garfo. Quando ela estiver bem passada, estará mais firme, mas se preferir mal passada, basta retirar da churrasqueira quando notar que a carne ainda está bem macia quando pressionada com o garfo.


CORTE: A carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras. Basta manter a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus. Com esse procedimento, a carne se mantém macia, facilita a entrada do sal, evita-se a perda excessiva de líquidos, diminui o tempo de preparo e agiliza e proporciona rendimento ao churrasco.

A matéria completa está na edição desta quinta-feira (1) do Jornal O Diário.