24 de Outubro de 2014 | 09:17:00

25/08/2013 | Opinião / Opinião Aberta

Os craques do meio-de-campo

Por Luiz Carlos Fabrini

Quem tem bom jogador no meio-de-campo está sempre chegando aos títulos. Assim foi com o São Paulo em 1957 com mestre Zizinho. Com o Corinthians de Rivelino. Com o Palmeiras de Ademir da Guia. Com o Santos de Zito e Ganso, cada um na sua época. Com o Botafogo do Rio de Didi e Newton Santos. Com o Fluminense de Conca.

Com o São Paulo de Gerson e Pedro Rocha. Os exemplos são muitos. Mas alguns técnicos gostam de atletas chamados “brucutus”, os destruidores de jogadas do outro time. Eles batem na bola e no adversário. Os bons de bola que armam e atacam estão levando seus times aos primeiros lugares do campeonato brasileiro de futebol. O Botafogo do Rio tem Seedorf, veterano que corre mais que os jovens. Seedorf deu ritmo ao Botafogo com seus passes precisos e gols bem feitos.

O Cruzeiro tem Ewerton Ribeiro, um jogador veloz na condução da bola, nas infiltrações, nos chutes a gol, na eficiente visão de jogo. O Vasco da Gama tem Juninho Pernambucano, um veterano bom de bola que mostra a diferença entre os que sabem dar bom trato à bola e os que judiam da bola. O Atlético Mineiro tem Ronaldinho Gaúcho, um craque que faz da bola uma parceira fiel e duradoura. O Internacional de Porto Alegre tem D´Alessandro, Alex e Andrezinho.

O Grêmio de Porto Alegre tem Zé Roberto. E na seleção brasileira? Qual é o craque da meia cancha? Os melhores são Oscar e Paulinho, mas apresentam altos e baixos rendimentos. Sempre gostei e continuo gostando do futebol arte. Gostaria de ver na seleção brasileira um meio-de-campo formado por Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Oscar, Paulinho e Ganso recuperado.

Que tal oferecer uma oportunidade para Ewerton Ribeiro do Cruzeiro de Belo Horizonte? Vale recordar que o Brasil foi campeão do mundo com craques do meio-de-campo: Zito, Didi, Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Tostão, Ronaldinho Gaúcho, só para citar alguns. E hoje, como será nosso meio-de-campo?

Luiz Carlos Fabrini é jornalista