23 de Outubro de 2019 | 02:27:50

23 de Outubro de 2019 | 02:27:50

28/09/2013 | Especiais / Viagem e Turismo

Ministério do Turismo vai incentivar visitas aos parques nacionais até 2014

Ecoturismo é uma forma de preservar os recursos naturais do Brasil

Ministério do Turismo vai incentivar visitas aos parques nacionais até 2014

BOIA CROSS: Modalidade esportiva pode ser praticada na cidade de Brotas (SP)
Divulgação

Ampliar foto

O Ministério do Turismo divulgou que pretende incentivar o ecoturismo, ou turismo de aventura. O MTur, junto com Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes estão planejando ampliar a visitação a parques nacionais até a Copa de 2014. 

“Em 2016, queremos ter cadeias completas de negócios turísticos nos parques do Estado do Rio de Janeiro, com foco na Olimpíada, e em 2020 queremos todos os 69 parques do Brasil abertos à visitação”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. De acordo com o MTur o ecoturismo é um segmento pouco explorado no país, embora o potencial seja grande: 62% da área territorial  do Brasil corresponda à vegetação nativa e o litoral tenha quase 7.500 km de extensão.


Mesmo com opções concentradas em algumas regiões do país, cerca de 21% dos turistas estrangeiros escolhem o Brasil como destino pelas opções em ecoturismo, segundo pesquisa de Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo 2012. O ecoturismo só perde para o turismo de sol e praia (64%), quando o motivo da viagem é lazer.Confira alguns destinos onde as modalidades esportivas podem ser praticadas:


KITESURF E WINDSURF: Um dos locais bastante conhecidos pela prática do kitesurf e do Windsurf é Jericoacoara, no Ceará e Florianópolis (SC). A prática é comum devido a velocidade dos ventos.

BOIA CROSS E RAFTING: O esporte é praticado em bóias ou botes infláveis em rios e corredeiras.  Em Brotas, há 250 km da capital São Paulo, é bastante comum encontrar essas modalidades.