20 de Abril de 2014 | 15:23:49

03/10/2013 | Opinião / Opinião Aberta

Fruta boa pra cachorro!

Por Patrícia Monteiro de Barros

O seu cão fica maluco quando vê frutas? Para alguns donos de cães essa pergunta pode parecer absurda, mas existem muitos cachorros que as adoram e fazem qualquer coisa para serem presenteados com essas delícias naturais. Você já se perguntou que tipo de fruta pode dar ao seu pet? Qual a quantidade e o horário adequados? E as sementes? Podemos deixar que as comam? Apesar de boas para a saúde, nem todas as frutas são boas opções como frutas para cães.

O abacate tem muita gordura e açúcar, o que pode desencadear diarréia e sobrepeso se ingerido em excesso. As bananas também tem muito carboidrato e, de novo se ingeridas em excesso, aumentam o risco de sobrepeso do animal. Uvas passas ou frescas podem causar cólicas e gases e, se ingeridas com sementes, podem causar danos aos rins.

As maçãs são boas opções, ricas em probióticos, ajudam a manter a imunidade do cão alta e também regulam a glicemia. As peras também são opção importante, como grande fonte de diversas vitaminas, fibras, potássio e sais minerais.

O kiwi também é outra fruta com muita vitamina C, rica em magnésio, fibras e diversos antioxidantes, que protegem contra o câncer.

A quantidade também depende do peso e atual saúde do cão, o veterinário pode indicar as melhores opções de acordo com todos esses detalhes únicos de cada cão.

Frutas são opcionais e devem ser oferecidas como petiscos, entre as refeições, sempre em pequenas quantidades.

E sempre consulte seu médico veterinário de confiança par saber se poderá ou não fornecer esses alimentos ao seu animal!

Fica a dica! Abraços AU-migos a vocês!

Profª. MS. Patrícia Monteiro de Barros, Médica Veterinária da SOS Animal e Professora do Curso de Zootecnia da UNIFEB / e-mail: clinica@clinicasosanimal.com.br