23 de Setembro de 2019 | 17:12:46

23 de Setembro de 2019 | 17:12:46

07/12/2013 | Especiais / Viagem e Turismo

Turismo religioso e belezas naturais atraem turistas em Guaratinguetá

Uma das principais atrações do município é a Rota Franciscana que abrange 31 cidades

Turismo religioso e belezas naturais atraem turistas em Guaratinguetá

TURISMO RURAL: As belezas naturais atraem turistas ao município, no Vale do Paraíba
Jeff Dias

Ampliar foto

Prestes a ser oficializada Estância Turística, Guaratinguetá, localizada a 178 quilômetros da capital paulista, atrai visitantes pelo seu turismo religioso e também pelas suas belezas naturais. Uma das principais atrações da cidade é a Rota Franciscana, com extensão total de mais de 750 km que, abrange 31 municípios.

A rota, que reproduz a trajetória de vida de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, é dividida em cinco sub-rotas. Rica em monumentos do período colonial, construídos no ápice do ciclo cafeeiro, oferece aos turistas passeios que misturam religiosidade e cultura. Guaratinguetá é o local de nascimento de frei Antônio de SantAna Galvão.

Guaratinguetá também é muito procurada pelo seu turismo ecológico. A zona rural do município apresenta um clima típico de região serrana, com morros e colinas entrecortados de cachoeiras que formam rios e riachos de águas transparentes na sua encosta.

O turista pode observar a rica paisagem da Serra da Mantiqueira e Serra Quebra-Cangalha. Na região da Serra da Mantiqueira localizam-se o bairro das Pedrinhas, Taquaral, Gomeral e Pilões, já na região de domínio da Serra Quebra-Cangalha o bairro da Rocinha. Uma região próspera em recursos naturais como rios, cachoeiras, florestas de altitude e remanescentes da Mata Atlântica.

O grande potencial turístico do local está localizado na estrada de acesso até Cunha-Parati: Rodovia Paulo Virginio e a estrada Vicinal de acesso até Campos do Jordão: Estrada Vicinal Tancredo Neves/Estrada Parque José Jorge Boueri.

PROJETO

O governador Geraldo Alckmin assinou, na terça-feira (3), o projeto de lei que ampliará os investimentos no turismo local de Guaratinguetá. A cidade passa a receber recursos do fundo das estâncias.

A transformação de Guaratinguetá em estância permitirá que a cidade receba recursos repassados pelo Departamento de Apoio de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias.