18 de Setembro de 2014 | 08:39:50

12/12/2013 | Especiais / Gastronomia

Conheça diferentes tipos de sal e saiba como utilizá-los

Algumas versões do condimento têm ganhado destaque

Conheça diferentes tipos de sal e saiba como utilizá-los

Atualmente, o tempero é encontrado em várias versões e pode ser utilizado em pratos diversifi cados
Ilustração

Ampliar foto

Mesmo conhecido como um dos vilões da saúde, quando consumido em excesso, o sal ganhou espaço no mercado com uma variedade de possibilidades para sua utilização. Do efeito crocante ao sabor suave, algumas versões do condimento têm ganhado destaque na gastronomia, dando um toque especial a saladas e outras opções de prato. Além do sal refinado e grosso, que fazem parte da cozinha brasileira, veja outras versões e suas possíveis utilizações.

Sal de cura
Utilizado para conservar carnes, esse tipo mineral é composto por 94% de cloreto de sódio e 6% de nitrito de sódio.

Sal marinho
Pode vir nas versões refinada e não-refinada e ser cristalizado ou moído. Sua concentração de sódio é a mesma do sal comum e seu formato é mais rústico: os grãos são mais irregulares se comparados ao sal comum.

Sal saborizado
Consiste em qualquer tipo de sal que recebe ervas ou legumes desidratados na moagem. Pode ser comprado em supermercados ou empórios, mas pode ser preparado em casa.

Flor de sal
Geralmente é mais utilizada em saladas devido a sua textura crocante: a dica é acrescentar esse tipo de sal após o preparo dos pratos. É produzido em diversas regiões como Guèrande, localizada no norte da França.

Sal negro
Tem um forte cheiro de enxofre e é utilizado para temperar aves e peixes durante o cozimento e até ser utilizado para dar um toque final aos pratos. Tem pouco sódio e seu consumo é recomendado a hipertensos e também é utilizado em tratamentos de medicina ayurvédica.