23 de Outubro de 2019 | 08:23:12

23 de Outubro de 2019 | 08:23:12

31/12/2013 | Opinião / Editorial

As cenas que marcaram o ano

Um balanço de 2013 através de cenas marcantes do ano não é tarefa fácil, porque envolve diferentes critérios ?objetivos e subjetivos?

Um balanço de 2013 através de cenas marcantes do ano não é tarefa fácil, porque envolve diferentes critérios "objetivos e subjetivos".

Mas é possível apontar "pontos notáveis" - alguns profundamente tristes e outros geradores e enorme entusiasmo - para retratar o painel barretense do ano.
Guilherme Ávila assume a prefeitura e o PSDB retoma o executivo barretense. Barretos tem campanha medíocre na série A-3 e cai para a B-1. Claudio Crisóstomo tem 100 por cento de aproveitamento e vence rodeio internacional de Barretos. Sindicato Rural retoma a realização de exposição de gado em 2013.

Dom Edmilson Amador Caetano recebeu o 22º troféu dom José de Mattos Pereira. Morte violenta do pecuarista Armando Donato, de 76 anos, na zona rural. Rafaela Fortunato supera Keila Polizello e conquista título de campeã da prova dos Três Tambores de 2013 no Parque do Peão. Decretada em agosto a intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Barretos. Governo Alckmin anunciou dia 27 de abril duplicação de 10 km da Rodovia Assis Chateaubriand entre Barretos e Olímpia. Lula visitou Barretos em março e HC inaugurou nova ala de combate ao câncer infantojuvenil.

O campo nacional - envolvendo esporte, política, justiça e até tragédias - também tem um resumo muito "dinâmico". Alguns pontos, entretanto, parecem comuns nas pautas das redações.

Neymar no Barcelona. O jovem brasileiro nas ruas. Ministro da Suprema Corte Joaquim Barbosa determina prisão dos réus condenados no Mensalão. Dilma Rousseff celebra o pré-sal. Técnico da seleção brasileira Felipão celebra a conquista da Copa das Confederações, derrotando a Espanha na decisão. Nathan de Brito - fluminense de 9 anos de idade -  abraçou o papa Francisco no Rio. A dor da família em Santa Maria, em incêndio na Boate Kiss. Beatificada a mineira Nhá Chica, leiga e negra. A ativista do Greenpeace Ana Paula Maciel presa na Rússia por defender o Ártico retorna ao Brasil. Papa Francisco visitou santuário de Aparecida.

Em cada segmento da comunidade barretense em particular e a sociedade brasileira em geral, é possível apontar "fatos" animadores e "episódios" tristes.  Ora a força da natureza, com enchentes. Ora a tragédia fatal nas estradas. Ora a frustração esportiva ou ainda as crises na área da saúde.  Barretos teve excelentes provas hípicas no Recinto Paulo de Lima Correa e a eleição de Jerônimo Muzetti para a presidência de Os Independentes.

2013 abre esperanças para 2014.