14 de Outubro de 2019 | 17:51:17

14 de Outubro de 2019 | 17:51:17

04/01/2014 | Opinião / Editorial

Rodeio em New York e festa em Barretos

fdfs

Os brasileiros buscam neste domingo manter uma tradição internacional: vencer o rodeio em touro de New York. Em 2013, o titulo ficou para Robson Palermo.

A disputa organizada pela PBR na maior cidade dos Estados Unidos abre a temporada de montarias. As provas seguem até a final prevista para outubro em Las Vegas.

Os competidores brasileiros chegam “motivados” para o rodeio de New York. Silvano Alves, Edivaldo Ferreira, Marco Eguchi, Guilherme Marchi, Fabiano Vieira e João Ricardo Vieira estão na disputa do título neste domingo, dia 5 de janeiro.

Enquanto nos Estados Unidos, a porteira abre, em Barretos a agenda deste domingo prevê a primeira Assembleia Ordinária Geral de Os Independentes. O encontro será realizado amanhã, domingo, no Rancho CMT, localizado nas dependências do Parque do Peão.

A entidade barretense debate as estratégias e metas da organização para os grandes eventos previstos para 2014. O Motorcycles está previsto para o período de 1 a 4 de maio. A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos marcada para o Período de 21 e 31 de agosto. O encontro de amanhã prevê ainda uma análise de 2013.

O calendário da PBR nos Estados Unidos é um modelo de estrutura operacional. Além do marketing, da premiação motivadora e um sistema de valorização dos competidores e dos criadores, o rodeio norte americano segue uma agenda sólida, um esquema de ingressos de acesso fácil, para toda temporada, da abertura até a final.

- O Brasil está distante deste cenário – pecando deste a organização até a premiação – falhando tanto na divulgação dos competidores como nos resultados das montarias.

Cada ano que passa, a festa barretense requer “novas exigências” para se aproximar da estrutura de marketing dos americanos e consolidar a tradição da diversidade cultural própria brasileira.

Os Independentes têm enorme desafio em 2014. O retorno do experiente Jerônimo Muzetti mostra como a associação precisa de “zelo e conhecimento” para encarar os “entraves deste ano”. Os fatores são externos e internos.

Um grande problema interno: é preciso encontrar urgente e definitiva solução para o Hotel Parque. Cada ano que atrasa gera “desgaste e desconfiança”, denunciando o investimento no Parque do Peão.

Um grande confronto externo: é necessário não temer os efeitos da Copa do Mundo no Brasil, tanto em relação a patrocinadores como em resultados.

New York tem clima de inverno. Barretos está na estação de verão. Os barretenses devem prepara a Festa de 2014 com a cabeça fria e o coração quente.