22 de Setembro de 2019 | 09:51:41

22 de Setembro de 2019 | 09:51:41

11/01/2014 | Especiais / Viagem e Turismo

Conheça alguns dos principais cânions brasileiros

Os cânions são ótimas opções para a prática de esportes, tirar fotos ou apenas olhar a paisagem

Conheça alguns dos principais cânions brasileiros

Localizado entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná é o maior do Brasil e o sexto maior do mundo
Divulgação

Ampliar foto

Os cânions podem ser os lugares mais bonitos para caminhadas, remo, escaladas e para quem quer admirar uma bela vista. Se você quer conhecer lugares para tirar fotos, mergulhar ou apenas olhar a paisagem, o Brasil tem belos cânions.
Cânion Guartelá

Situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná o cânion Guartelá é o maior do Brasil e o sexto maior do mundo.
Tem cerca de 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros. Foi escavado pelo Rio Iapó. Conforme lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te lá, pois cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao deseja boa sorte a seu “compadre” com relação a ataques indígenas no local.

No cânion Guartelá há o Parque Estadual do Guartelá, criado em 1992. Formado por um ecossistema rico, possui inúmeras atrações naturais como, quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser acessadas e vistas por meio de trilhas em meio à mata e fauna muito diversificada.

A beleza e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes ao local. Além das várias caminhadas, pode-se praticar também rafting nos rios Tibagi e Iapó e rapel nas cachoeiras da região.

Cânion dos Apertados
O Cânion dos Apertados é uma formação natural localizada no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Está localizado na Fazenda Aba da Serra, de propriedade particular. É um cânion em rocha granítica.

Por ele passam as águas do Rio Picuí e do Rio Currais Novos. Depois do período das cheias, formam-se vários poços no local, originando mananciais.

Cânion do Xingó (Rio São Francisco)
O ponto de partida para o cânion Xingó é a cidade de Canindé, a 200 km de Aracaju, capital de Sergipe.  De barco, chega-se ao cânion do Xingó, onde é possível dar um refrescante mergulho nas águas verdes e cristalinas do rio. Desse ponto, barquinhos levam ao interior dos cânions, pois embarcações maiores não conseguem entrar nesse local.

Cânion Itaimbézinho
Localizado no Rio Grande do Sul, o cânion Itaimbézinho tem cerca de 6 km de extensão, com largura variando entre 600 e 2.000 metros, com profundidade de 700 metros e paredões acentuadamente verticais. O rio Perdiz se estende ao longo de todo o cânion.
O nome se origina dos índios guaranis que habitavam a região e chamavam de Itaimbé Itaimbé (ita=pedra, aimbé=cortada) à fenda gigantesca.

Cânion Malacara
Este cânion é pouco conhecido, e consequentemente menos visitados. Apresenta uma beleza única e selvagem. Tem aproximadamente 3,5 km de extensão e uma profundidade média de 700 metros. Por ser um lugar isolado, para acessá-lo é necessário percorrer a Trilha da Borda dos cânions localizada na área do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Esta trilha possui cerca de 20 km (ida-volta), e apesar de ser de fácil acesso, a sua utilização somente é autorizada com auxílio de guias credenciados.

Cânion Fortaleza – Parque Nacional da Serra Geral
O nome se deve à configuração do terreno que lembra os formatos de um forte, com suas pontes e torres. O cânion tem cerca de 7 km de comprimento e chega a ter 900 metros de profundidade. Na parte mais alta, onde a fenda do Fortaleza se abre em direção ao litoral catarinense, em dias claros, pode-se ver a praia de Torres, cerca de 30 km do local.

Cânion Josafaz
Este cânion é ainda pouco explorado, inóspito, mas de grande beleza e grandiosidade com a vasta mata atlântica em seu interior. Tem aproximadamente 16 km de extensão e fica a uma altitude de cerca de 1000 metros acima do nível do mar e temperatura média (anual) de 14°, no inverno a temperatura é baixa, podendo chegar perto de 0° e com a presença de geadas que deixam a paisagem muito mais bonita.

Cânion Churriado
Tem 3 km de extensão. A altura de suas paredes varia de 250 a 700 metros. Assim como o Cânion Malacara, suas paredes são acentuadamente verticais, em muitos locais com 90 graus. Este cânion também está dentro do Parque Nacional da Serra Geral e só pode ser visitado com o acompanhamento de um guia credenciado. Trilha do Cânion Churriado fica distante de 23 km de Cambará do Sul (estrada CS 012) e mais 16 km de caminhada (ida e volta).


BELEZA: O cânion Josafaz ainda é pouco explorado e inóspito, mas de grande beleza e grandiosidade com a vasta mata atlântica em seu interior


LOCALIZAÇÃO: O Cânion dos Apertados está localizado na Fazenda Aba da Serra, de propriedade particular.


MERGULHO: No cânion do Xingó é possível mergulhar nas águas verdes e cristalinas do Rio São Francisco