23 de Outubro de 2019 | 03:40:59

23 de Outubro de 2019 | 03:40:59

17/05/2014 | Especiais / Viagem e Turismo

Águas de origem vulcânica e ecoturismo atraem turistas a Águas de Santa Bárbara

Balneário Mizael Marques Sobrinho é um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes

Águas de origem vulcânica e ecoturismo atraem turistas a Águas de Santa Bárbara

LAZER: Balneário Mizael Marques Sobrinho oferece trilhas, lagos ornamentais e espaços infantis
Henrique Branco

Ampliar foto

Mesmo com uma grande variedade de opções de lazer, a maioria delas ligadas ao ecoturismo, o município de Águas de Santa Bárbara é bastante procurado por turistas que desejam aproveitar as propriedades terapêuticas de sua água, de origem vulcânica. Os banhos nas águas da cidade são costumeiramente recomendados para problemas digestivos, dermatológicos e respiratórios.

Um dos pontos turísticos indicados para isto é o Parque das Águas, às margens do Rio Pardo, onde está localizado o balneário Mizael Marques Sobrinho. Com uma área verde de mais de 95 mil m², o espaço possui trilhas, lagos ornamentais, jardins e espaços infantis como uma brinquedoteca.

No balneário, o turista pode desfrutar de banhos de imersão, saunas, duchas, ofurô, sauna seca e a vapor, ducha escocesa, piscinas internas com hidromassagem e piscinas externas. Além disso, o visitante também pode aproveitar as corredeiras do Rio Pardo, onde é possível praticar esportes como Bóia Cross e Rafting. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, durante a temporada de férias, o balneário chega a receber em média 400 pessoas por fim de semana.

Outro destaque de Águas de Santa Bárbara, são suas cachoeiras. As mais visitadas são as da Mandaçaia, Água do Bugre, Água do Capuava e a famosa Cachoeira do Capão Rico, que tem 35 metros de altura, com uma pequena piscina de água corrente. Também é possível praticar Trekking nas trilhas do Horto Florestal de Manduri e fazer a trilha do Balneário Municipal. O mesmo percurso também pode ser percorrido de bike.

Para descobrir um pouco da história da cidade, o turista precisa conhecer a Igreja Matriz de Santa Bárbara. Situada na área central, o local já passou por diversas mudanças e reformas até chegar às suas características atuais, com estilo gótico personalizado. Ao lado da igreja, o visitante pode desfrutar da praça de alimentação com diversas opções e exposições de artistas e artesãos locais.