23 de Setembro de 2019 | 10:49:36

23 de Setembro de 2019 | 10:49:36

11/06/2012 | Cidade / Geral

Sábado acontece a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Pais ou responsáveis devem levar seus filhos ao posto de saúde mais próximo de sua residência das 8h às 17h

Sábado acontece a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Meta é imunizar 2,84 milhões de crianças contra a paralisia infantil.
Ilustração

Ampliar foto

No próximo sábado (16), acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar 2,84 milhões de crianças contra a paralisia infantil. O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha.

Para a campanha deste ano serão mobilizados, em parceria com as prefeituras, 51 mil profissionais de saúde, além de 4,1 mil veículos, 77 ônibus e sete barcos.

Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos, das 8h às 17h, a um dos 14 mil postos de saúde, fixos e volantes, abertos para aplicar as duas gotas da vacina Sabin. Além da vacina contra a poliomielite, as doses que estejam em atraso na caderneta serão atualizadas. 

A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.