13 de Dezembro de 2018 | 04:34:15

22/03/2015 | Opinião / Artigos

Liberdade de Expressão versus Agressão

Por Guilherme Ávila

Liberdade de Expressão versus Agressão

Prefeito Guilherme Ávila
Assessoria de Imprensa

Ampliar foto

"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo", é com a frase atribuída a Voltaire que decido iniciar minha participação neste espaço para o qual o jornal O Diário gentilmente convidou-me. Uma amostra de que o direito à liberdade de expressão é, sem dúvida, um dos pilares da democracia. Nós, brasileiros que vivenciamos uma democracia tão jovem, ainda em construção, bem sabemos o quanto custa a uma sociedade perder essa liberdade. Por isso, agradeço pelo espaço editorial a mim concedido e pretendo aqui, semanalmente, expressar um pouco do meu pensamento e buscar, pelas palavras, documentá-lo.

Desde muito novo carrego comigo o desejo de fazer mais pelas pessoas. Não por acaso escolhi uma profissão que tem como princípio o cuidar para que os pacientes encontrem mais qualidade de vida. E muito menos por acaso ainda decidi ingressar na vida política. Foi uma decisão de idealismo, que me traz alguns dissabores, é verdade, mas da qual eu me orgulho diariamente, pois as alegrias são imensamente maiores.

E é defendendo a palavra àqueles que fazem as mais diferentes, e até infundadas, críticas, seja em veículos de comunicação de credibilidade, ou mesmo pelas redes sociais de maneira livre e até anônima, que inicio essa participação no jornal O Diário. Espero apenas que essa postura de criticar e apontar os erros, tão saudável, não descambe para a ofensa pessoal, para a criação de mentiras com a máscara de boatos ou, pior, para a ação orquestrada apenas para prejudicar e agredir a mim e, consequentemente, àqueles que amo, minha família. Afinal, esconder-se atrás de um perfil de Facebook atirar pedras, muitas vezes, não tem o objetivo de ajudar a fazer uma cidade melhor, mas só atingir quem o tenta, quem colocou a “cara a tapa” e trabalha para isso. Mas esse é um assunto para outro artigo, em breve.

Um forte abraço.

Guilherme Ávila é fisioterapeuta e prefeito eleito de Barretos, mandato 2013 a 2016.