24 de Fevereiro de 2018 | 03:15:56

11/06/2015 | Opinião / Artigos

A importância do inglês para a informática

Por Agatha Siqueira

Você que é da área de informática, sabe qual a importância da língua inglesa no seu currículo? Vamos falar sobre a importância do inglês nas áreas da tecnologia da informação, visto que a maior parte das linguagens de programação, dos softwares e dos componentes de hardwares são feitos em inglês.

Além do inglês ser a linguagem global, a língua inglesa é a mais importante para a economia mundial, o que a torna mais visível e é nessa língua que estão as pesquisas e projetos mais relevantes da área de informática. Segundo Berger, em sua dissertação de mestrado intitulada “O Papel da Língua Inglesa no Contexto de Globalização da Economia e as Implicações do Uso das NTICs no Processo de Ensino-Aprendizagem desse Idioma”, da Universidade  Federal do Sergipe, “a maior quantidade de informação que circula hoje pela internet encontra-se em inglês”, sendo essa “a mais importante no mundo da tecnologia”. Por isso, para os profissionais da área, a compreensão de textos técnicos é fundamental, mas, nem por isso, é necessário que todos eles tenham domínio total da língua, fato que torna interessante o aprendizado da língua denominado “instrumental” ou inglês para fins específicos (English for specific purposes).

Existem quatro habilidades fundamentais para se aprender o inglês: ler (reading), falar (speaking), ouvir (listening) e escrever (writing). O inglês instrumental tem como principal objetivo desenvolver apenas a habilidade de leitura. Por causa disso, os cursos oferecidos de inglês instrumental, são bem mais rápidos do que cursos tradicionais dessa língua, por serem mais objetivos e focados.

Há diversos fins para cursos de inglês instrumental, e o de informática talvez seja um dos mais procurados devido aos fatos citados anteriormente.  É de extrema importância que os profissionais da área procurem fazer o curso, porque além de facilitar o trabalho na prática, o curso de inglês é algo fundamental para o currículo nos dias atuais.