23 de Outubro de 2019 | 07:41:17

23 de Outubro de 2019 | 07:41:17

28/07/2015 | Especiais / Agronegócio

Secretaria emprega tecnologia para preservação e recuperação de nascentes

Meio Ambiente disponibiliza mudas para recomposição da mata ciliar em propriedades rurais

Secretaria  emprega tecnologia para preservação e recuperação de nascentes

PLANTIO: Fazenda Municipal disponibiliza mudas de diversas espécies que podem ser usadas na recomposição de matas ciliares
Tininho Júnior

Ampliar foto

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está empregando alta tecnologia para preservar e recuperar nascentes. Segundo o secretário, Marco Antônio de Carvalho, uma licitação está aberta na prefeitura para aquisição de imagem de satélite de alta definição para fazer levantamentos precisos do total de nascentes, matas ciliares e assim implementar a política de recuperação. Os dados captados poderão mostrar detalhes de imóveis rurais e de áreas de preservação permanente, reservas legais e nascentes de rio. Deverão ainda contribuir para o gerenciamento no que diz respeito ao uso do solo e dos recursos hídricos. Além disso, as imagens poderão ser usadas nas ações voltadas para reduzir os impactos de desastres naturais. De acordo com a licitação, a área correspondente do município a ser rastreada é de 1.569 Km2 com data mínima da imagem de junho de 2013.

MUDAS: Segundo Marco Antônio, a secretaria de Meio Ambiente está à disposição dos produtores que desejam recompor mata ciliar e nascentes em suas propriedades. “Nós doamos mudas grátis para que façam esse manejo, temos técnicos disponíveis e caso existam denúncias de desmatamento e irregularidades que cabem à nossa legislação municipal estaremos fiscalizando para coibir esse tipo de prática”, disse. As mudas pode ser retiradas na Fazenda Municipal, localizada na Estrada Fazenda Buracão, no período das 7 às 11 e das 13 às 16 horas.
LEGISLATIVO: Tramita na Câmara barretense o projeto que institui o Programa Municipal de Incentivo à proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos, solo e biodiversidade. O projeto visa implantar a melhoria na qualidade e quantidade hídrica nas sub-bacias, prioritariamente nos mananciais de abastecimento urbano, recuperação e melhoria dos solos através de boas práticas agropecuárias, recuperação e preservação das matas ciliares e formação de córregos ecológicos.

O Poder Executivo ficará autorizado a prestar incentivos financeiros aos proprietários/produtores rurais habilitados que aderirem ao programa através da execução de ações para o cumprimento de metas previamente estabelecidas. O programa será implantado por sub-bacia hidrográfica, seguindo critérios a serem definidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.