22 de Setembro de 2019 | 09:24:01

22 de Setembro de 2019 | 09:24:01

22/09/2015 | Especiais / Agronegócio

Exposição de gado pode contribuir para Barretos ser município de interesse turístico

Evento agropecuário pretende resgatar tradição e fortalecer cultura sertaneja na cidade

Exposição de gado pode contribuir para Barretos ser município de interesse turístico

OPINIÃO: Cyro Penna Junior confirmou que viabilidade do evento é fruto de trabalho coletivo e parcerias
Divulgação

Ampliar foto

“A exposição agropecuária é um  produto turístico, que cada vez mais atrai pessoas de fora, movimenta hotéis, bares e restaurantes em nossa cidade”. A opinião é do prefeito Guilherme Ávila ao comentar que o evento poderá contribuir para Barretos ser município de interesse turístico, além de fomentar a economia e o desenvolvimento do município.  “Essa movimentação se transforma em um poderio econômico que gera emprego direta e indiretamente e assim vamos nos fixando cada vez mais em uma cidade de interesse turístico”, acrescentou.

A Expo Barretos  acontece de 5 a 11 de outubro, no Parque do Peão e é organizada pelo Sindicato Rural do Vale do Rio Grande. De acordo com o presidente Cyro Penna Junior, o trabalho  é coletivo de criadores e parceiros, para resgatar a tradição barretense e fortalecer a cultura sertaneja. “Barretos já foi considerada a capital da pecuária paulista e agora nosso trabalho é para fortalecer e engrandecer novamente esse movimento. Nós temos certeza que a cada edição vamos conseguir agregar mais benefícios econômicos, culturais e sociais para a nossa cidade”, afirmou.

A abertura oficial da 48ª edição terá a presença do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.  A programação  conta com exposições de gado das raças Nelore, Senepol e cavalos Quarto de Milha, cinco leilões - sendo um o leilão Direito de Viver em prol ao Hospital de Câncer de Barretos; feira agropecuária, ciclo de palestras sobre pecuária de corte, fórum da agricultura familiar e outras atrações.

LEILÃO
No domingo, dia 11 de outubro, está confirmado um leilão em prol da Fundação Pio XII. O coordenador do leilão, Antônio Carlos Tinoco Cabral, explica que a ideia é aproveitar a força da Exposição, dos produtores rurais, de todo o envolvimento que a feira está trazendo para Barretos e ajudar o Hospital de Câncer. “A expectativa é das melhores possíveis, estamos com muitos parceiros, muitos colaboradores, que já estão ajudando, colocando os lotes à disposição. A nossa ideia é ter mais de 50 lotes no leilão, para trazer o máximo possível de dinheiro e arrecadação para o nosso hospital”, declarou.

MUAR DO SERTÃO
De 8 a 11 de outubro, em paralelo à exposição agropecuária, o Parque do Peão receberá também o  2o Muar do Sertão, numa iniciativa de Os Independentes, reunindo criadores de muares. Estão previstas provas e também leilão.