23 de Outubro de 2019 | 02:27:56

23 de Outubro de 2019 | 02:27:56

10/04/2016 | Cidade / Geral

Tendências de gerenciamento de projetos relacionadas com a área de RH

Acompanhe a entrevista com o professor Álvaro Camargo

Tendências de gerenciamento de projetos relacionadas com a área de RH

Álvaro Camargo, consultor e professor os cursos de MBA de Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas
Divulgação

Ampliar foto

O consultor e professor os cursos de MBA de Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, Álvaro Camargo, listou algumas das principais tendências relacionadas com o tema de gerenciamento de projetos para as quais a Área de RH das empresas devem estar atentas. Confira:

Maior ênfase na liderança e em habilidades de comunicação:
Saber se comunicar, negociar e influenciar stakeholders serão habilidades cada vez mais valorizadas. As chamadas hard skills, que são as habilidades técnicas continuarão sendo importantes. Mas as soft skills, que são as habilidades de comunicação, negociação e de influência serão o grande diferencial. O RH precisa estar atento a essa demanda.

Obter bons profissionais de gerenciamento de projetos:
A disputa por bons profissionais de gerenciamento de projetos tende a aumentar. O fato é que ter profissionais capazes de desenvolver os projetos certos da forma certa e na hora certa é elemento essencial de sobrevivência das empresas. Por isso as empresas têm duas opções: ou implantam um processo contínuo de formação de gestores de projeto ou terão que disputar os bons profissionais com as demais empresas.

Conhecimento de negócio:
Não basta fazer os projetos de forma correta. É necessário fazer o projeto certo, na hora certa. Por isso é necessário entender como funciona o mundo dos negócios para apreciar as propostas de projeto. E o RH precisa estar atento para essa questão.

A área de Recursos Humanos deve se qualificar para gerenciar seus próprios projetos:
Atualmente, qualquer empresa minimamente bem organizada entende a importância do gerenciamento de projetos. A área de Recursos Humanos, assim como qualquer outra área dentro da empresa, também tem necessidade de gerenciar seus projetos e precisa desenvolver essa competência para uso em seus projetos.
O consultor e professor Álvaro Camargo tem 36 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos e estratégia empresarial, com atuações nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. É docente de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Camargo atua como consultor em projetos estratégicos em grandes empresas nacionais e multinacionais e atualmente tem três livros publicados na área de projetos.