26 de Julho de 2017 | 05:35:57

20/04/2017 | Especiais / Gastronomia

Bolo de banana caramelada ganha espaço no cardápio de sobremesas

Receita rápida e prática também pode ser opção para o café da manhã e tarde

Bolo de banana caramelada ganha espaço no cardápio de sobremesas

VERSÁTIL: Eliani Adami mostra os tradicionais bolo de banana que podem ser feitos em diversos tamanhos
Tininho Junior

Ampliar foto

O clássico bolo de banana é uma receita tradicional e muito consumida em diversos países, especialmente na Europa. Algumas opções apresentam a fruta misturada na massa, outras apenas como decoração, fazendo do prato excelentes alternativas para café da manhã e tarde, lanches e reuniões. Com o passar dos anos, a receita  ganhou novos sabores adocicados colocando-a no cardápio especial das sobremesas.

A massa leve, com aroma e texturas marcantes é ideal quando surge a vontade de comer um doce caseiro. A barretense Eliani Adami é especialista em fazer bolos de banana de qualidade com toque sutil do caramelo envolvendo as frutas delicadamente. Sua vivência em sítio desde a infância e o gosto pela culinária renderam excelentes receitas que está colocando em prática. Outras receitas são fruto dos ensinamentos de sua mãe e que guarda cuidadosamente em cadernos e na memória.

Sobre o bolo de banana, Eliani explica que a massa é amanteigada e feita com amido de milho, o que garante a sensação de fofura e leveza. “Pode acompanhar um café ou suco e alguns que tenho vendido são para sobremesa”, disse. São cerca de 15 minutos para fazer e 40 para assar. Segundo ela, é fundamental que a banana seja nanica que tem sabor marcante e diferenciado. A barretense também oferece aos seus clientes por encomenda bolos para casamento, festas, eventos, reuniões e caseiros como o de fubá. Separe os ingredientes e faça em casa.

HISTÓRIA: Acredita-se que a confecção de bolos exista desde o Egito Antigo na forma de pães adocicados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Com o tempo,  as receitas incorporaram frutas como a banana. O primeiro bolo de farinha a se adaptar no Brasil foi o pão de ló, de origem portuguesa. Antigamente, esse preparo era consumido em fatias torradas acompanhando chá, café ou vinho do Porto. 

BOLO DE BANANA CARAMELADA

INGREDIENTES MASSA

3 gemas, 1 xícara de chá de açúcar refinado, 150 gramas ( 5 colheres cheias) de manteiga, 1 xícara de chá de amido de milho, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 copo (250 ml) de leite, 1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar uma massa homogênea. Junte o amido, a farinha e o leite e bata bem por cerca de 10 minutos. Por último, misture as claras em neve delicadamente batidas e o fermento. Despeje em cima das bananas carameladas e asse em forno médio a 180 graus por 40 minutos e depois desenforme.

INGREDIENTES CARAMELO
2 xícaras de chá de açúcar cristal, 1 xícara de chá de água e mais ou menos 8 bananas nanicas maduras.

MODO DE PREPARO
Derreta o açúcar, coloque a água e deixe ficar em ponto de caramelo. Passe em uma forma de 22 ou 25 centímetros e não precisa untar. Coloque as bananas em cima do caramelo.

DICAS DA ELIANI
As bananas não podem estar verdes. Para as receitas, as frutas podem ser cortadas em rodelas ou no sentindo do comprimento.