22 de Novembro de 2017 | 07:01:07

18/06/2017 | Política / Política

Secretaria confirma baixo crescimento do efetivo da PM em Barretos

Dados foram enviados à Câmara em resposta a requerimento de vereador

Secretaria confirma baixo crescimento do efetivo da PM em Barretos

PROFISSIONAIS: Polícia Militar em Barretos possui efetivo de 181 PMs em atuação
Tininho Júnior

Ampliar foto

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que em 2006 o efetivo fixado da Polícia Militar em Barretos era de 180 policiais e neste ano 181 PMs pertencem aos quadros do município. O ofício assinado por Francisco Batista Leopoldo Junior, coronel chefe de gabinete, aponta que policiais militares estão frequentando o Curso de Formação de Soldados e serão distribuídos nas Organizações Policial Militares (OPM) de todo Estado.

“Está em andamento concurso público visando ao aproveitamento de 2.293 cargos de Soldado PM de 2a Classe, somados aos que vierem a existir até a data da posse, prevista para meados de novembro de 2017”, diz o ofício. O documento acrescenta que a instituição se encontra dedicada à seleção e formação de novos policiais militares, a fim de suprir os cargos vagos em decorrência de inatividade, exonerações, demissões e outros afastamentos. E que está preocupada em atender, de forma equânime, todas as unidades territoriais.

NÚMEROS: O coronel PM informou que nos anos de 2015 e 2016 foram registrados em Barretos seis homicídios dolosos. Os casos de lesão corporal somaram 747 em 2015 e 599 no ano passado. Quanto ao tráfico de entorpecentes foram 278 em 2015 com queda para 189 em 2016.

LEGISLATIVO:  O ofício foi enviado à Câmara após solicitação feita pelo vereador Paulo Correa (PR) que questionou se o número de servidores aumentou em 10 anos, se existe concurso público em vigência e o número de ocorrências policias registradas entre os anos de 2015 e 2016. “Pedi as informações devido ao grande aumento da violência em nosso país e em especial no interior. É necessário que os nossos valorosos servidores possam continuar desempenhando suas funções com a presteza e plenitude que sempre dedicaram”, disse o vereador. O questionamento do parlamentar também foi enviado ao tenente coronel Marco Antonio Marcondes (comandante do 33o BPMI) e ao capitão Paulo César Frugeri (comandante da 1a Cia da PM em Barretos).