19 de Agosto de 2017 | 04:26:21

13/08/2017 | Social / Colunão

Cemitérios terão missas neste domingo

Celebrações acontecem às 7h30 e 9h00

Cemitérios terão missas neste domingo

Padre Deonisio Helko celebrará missas hoje nos Cemitérios Municipal e Jardim das Oliveiras
Tininho Júnior

Ampliar foto

Quem teve um pai como eu tive; não aspira nada mais; nem há riqueza que supra; a falta que ele me faz.

MISSAS
Duas missas serão celebradas hoje nos cemitérios de Barretos em intenção das almas dos pais falecidos. Às 07h30 no Municipal (Pe. Deonísio) e às 09h00 no Parque Jardim das Oliveiras (Pe. Paulo). Os vicentinos estarão nos portões do Municipal pedindo ajuda para suas obras de caridade, que são muitas.

AGENDA I
Hoje, 13 de agosto/17, é o Dia dos Pais; Dia do Canhoto; Dia do Pensamento; Dia do Vampiro; Dia de A Bandeirante; Dia do Economista; Dia dos Encarcerados; Dia do Jequibau (ritmo brasileiro com 5 tempos); e Dia dos santos Ponciano e Hipólito (papa e presbítero mártires). Fase da lua: cheia.

AGENDA II
Amanhã, 14 de agosto/17, comemora-se o Dia do Cervejeiro; Dia do Protesto; Dai da Unidade Humana; Dia da Associação Portuguesa de Desportos de São Paulo (lei municipal); Dia da morte de Mãe Menininha do Gantois (1986); e Dia de São EstanislauKostka (religioso). Fase da lua: minguante a partir das 22h16.

MEMÓRIA
A história de Barretos conta que neste dia, em 1911 Delcides de Carvalho abriu sua livraria na rua 14, transferindo-a, meses depois, para a avenida 21, em prédio próprio; em 1966 morreu o ex-deputado estadual, prefeito municipal, empresário e líder político pelo PSP, Benedito Realindo Corrêa.

HISTÓRIA
Barretos registrou que também neste dia, em 1981 morreu o professor de educação física e ex-técnico do BEC, Lutifil Hadj Sleiman, o Latufe; em 2005 o jornalista, advogado e narrador esportivo da Rede Vida de Televisão, Luiz Carlos Fabrini, recebeu o título de Cidadão Honorário de Taquaritinga (SP).

LEMBRANÇA
Ainda neste dia em Barretos morreram: em 2013 aos 80 anos o ex-gerente da Rádio Barretos, Paulo Albino de Freitas; e aos 87 anos o ex-presidente do Grupo dos Cravos Vermelhos, Leônidas Gericó; e em 2016 o ex-presidente da OAB, Luiz Jorge. Povo sem lembrança é povo sem identidade.

ASSEMBLEIA
No começo da semana, hoje, que marca o início da 62ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o clube promotor do evento, Os Independentes, tem a 8ª Assembleia Geral Ordinária da atual gestão. Às 09h00, no Rancho CMT – Parque do Peão Mussa Calil Neto. Por determinação do presidente Hussein Gemha Júnior.

APICULTURA
Tendo uma carga de 40 horas, começa amanhã e vai até na próxima 6ª feira, 18, no Banco do Povo, em Colina, o curso sobre Apicultura, com o instrutor Gustavo Crivelente. É gratuito, patrocinado pelo Senar-SP, com apoio do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande de Barretos e Região. Aprendizagem.

RESUMO
Música ao vivo a partir das 12h00 com o barretense Valter Santos, no restaurante da sede social do Grêmio; Viola &Canturia da Secretaria de Cultura a partir das 10h30, no Mercadão Henrique Arutim; Baile Forró a partir das 20h00, na Estrela D’Oriente. Neste domingo da promoção Avós e Pais, em Barretos.

JUROS
Na escola do povoado onde a Gasparina frequentava quando morava na roça, o professor ditou o seguinte problema aos alunos:
- “Quanto renderiam dois milhões de reais, em um ano, num banco que pagasse juros de um por cento ao ano?”
Vendo que todos estavam escrevendo, menos a Gasparina, ele perguntou:
- Por que você não escreve, Gasparina. Não sabe resolver o problema?
- Um por cento, professor? Não interessa!