14 de Dezembro de 2017 | 16:57:58

07/12/2017 | Especiais / Gastronomia

Quesadillas de frango compõem cardápio do Festival Gastronômico

Restaurante mexicano oferece prato típico ao preço de R$ 22,50

Quesadillas de frango compõem cardápio do Festival Gastronômico

OBSERVAÇÃO: Chef Ana Maria Santana destaca importância do ponto certo dos temperos
Tininho Junior

Ampliar foto

A quesadilla é uma iguaria típica da gastronomia mexicana e tem sabores marcantes proporcionados pela pimenta Jalapeño e o coentro. Geralmente, é recheada com queijos e posteriormente grelhadas em chapas bem quentes.  A cultura popular mexicana diz que a melhor quesadilla é aquela que é grelhada na chapa ao ponto crocante e com queijo derretido por completo.

Outros itens podem compor as quesadillas como mistura de temperos, vegetais, carnes e frango. No noroeste do México, o  queijo fundido é um ingrediente tradicionalmente incorporado ao prato. A quesadilha pode ser servida dobrada ou com as tortillas inteiras, com o recheio em seu interior (formato similar ao do Beirute no Brasil). Em Barretos, um restaurante mexicano colocou a iguaria no cardápio do Festival Gastronômico que prossegue até o dia 6 de janeiro.

A chef de cozinha Ana Maria Santana explicou que o segredo da autêntica quesadilla é administrar o tempero especialmente para que a pimenta não roube o gosto dos demais ingredientes. Outra dica é manter o peito de frango tenro e suculento, utilizar ingredientes frescos e cozinhar com amor. “Tudo deve ser feito com amor porque a comida é uma forma de ofertarmos algo ao próximo”, disse. Os pratos do Festival Gastronômico têm preço único de $ 22,50 e mais de 30 opções diferentes.

INGREDIENTES

4 massas mexicanas, 200 gramas de peito de frango em cubos, ½ tomate fresco picado, ½ cebola roxa picada, 200 gramas de muçarela,  pimenta mexicana Jalapeño à gosto, coentro e pimentão opcional.

MODO DE PREPARO
Grelhe o frango em uma frigideira e acrescente todos os ingredientes para fazer um refogado. Depois de pronto, coloque porções nas massas mexicanas e cubra com fatias de muçarela. Posteriormente, feche a massa, grelhe  e faça cortes individuais. Polvilhe cebolinha picada para decorar. A receita rende até oito porções.

ACOMPANHAMENTOS
A receita típica mexicana acompanha molho de queijo cheddar, guacamole e sour cream (creme azedo de natas).