24 de Março de 2019 | 10:33:15

24 de Março de 2019 | 10:33:15

23/12/2017 | Especiais / Vitrine

Psicóloga e coach orienta como traçar novos objetivos para 2018

Planejamento adequado começa com o autoconhecimento e a identificar pontos de melhoria

Psicóloga e coach orienta como traçar novos objetivos para 2018

ALERTA: A psicóloga Andresa Torres Bertachini de Azevedo pondera que o profissional coach deve ser qualifidado, tenha formação adequada e experiência
Tininho Júnior

Ampliar foto

A psicóloga e coach Andresa Torres Berta­chini de Azevedo des­taca que o final de ano é um ótimo momen­to para refletir sobre os rumos que a vida está tomando. A aná­lise visa ponderar se a pessoa está alcan­çando os resultados almejados ou se está indo na contramão daquilo que tinha pla­nejado para sua vida. Existem alguns pontos que merecem atenção especial como: será que aquilo que ela pensa que é bom para si no âmbito profis­sional e pessoal, de fato irá satisfazer as expectativas? Ela está conseguindo manter um equilíbrio entre os diferentes aspectos da vida ou está se per­dendo em meio a ro­tina e correria do dia a dia? “Muitas vezes a pessoa não conse­gue enxergar soluções para os desafios do cotidiano, não con­segue dar clareza na­quilo que almeja e, principalmente, não consegue orientar suas ações para alcançar os resultados desejados”, disse. Segundo ela, é aí que o coaching se des­taca, pois é um proces­so que visa aumentar o desempenho do indiví­duo, auxiliando-o no autoconhecimento e na apropriação de seus atos, capacitando-o a ser a ferramenta de sua própria transfor­mação e permitindo­-o libertar-se de suas amarras na busca pelos seus objetivos.

DIFERENCIAIS: O profissional coach, é uma pessoa qualifica­da e experiente, que possui conhecimentos voltados a ajudar o cliente (coachee) com a utilização de téc­nicas, metodologias e ferramentas capazes de proporcionar a ex­pansão da performance profissional e pessoal, possibilitando a evo­lução a partir do estado atual (ponto inicial) ao estado almejado pelo coachee. “Não dá para deixar a sua vida sob a influência de amado­res, é importante que o profissional coach seja qualificado, que tenha formação ade­quada, experiência e os conhecimentos para conduzir o coachee ao resultado desejado”, ponderou.

FORÇA DE VONTA­DE: Segundo Andresa, muitas vezes a pessoa não consegue atingir as metas, não por fal­ta de vontade ou com­promisso, mas sim­plesmente pela falta de autoconhecimento e motivação neces­sárias para conduzi­-lo. No processo de coaching é importan­te que o cliente esteja comprometido consigo mesmo, para que ele possa traçar as metas, trabalhar com foco e desenvolver as ações necessárias para al­cançar o êxito. O coa­ching abrange a pessoa como um todo, envol­vendo pensamentos, sentimentos e com­portamentos, se refere a “como funcionamos” e o autoconhecimento é o ponto de partida para o sucesso.

PLANEJAMENTO: Inicialmente, o profis­sional coach convi­da o cliente a refletir e identificar os pontos passíveis de melhoria, fazendo um balanço da vida dele em di­ferentes perspectivas, abrangendo diferentes aspectos como pesso­al, profissional e fa­miliar, ajudando-o a ter clareza em relação as coisas que deseja e o que não deseja. Uma vez definidas as me­tas, o coach, através de sessões estruturadas, irá auxiliar o coachee a percorrer o caminho do estado atual até o estado desejado, tra­balhando com soluções e não com problemas. Dessa forma, o pla­nejamento adequado, inicia-se com a pessoa se autoconhecendo, entendendo o que ela realmente deseja e tra­çando o caminho que ela terá que percorrer para alcançar o su­cesso. “O processo de coaching permitirá a pessoa adotar a postu­ra, comportamentos e ações necessárias para a obtenção do resul­tado almejado”, disse Andresa.

APOIO: De uma for­ma geral, todos preci­sam de coaching, pois é um processo que visa aumentar o desem­penho do individuo, auxiliando-o no au­toconhecimento e na apropriação de seus atos, capacitando-o a ser a ferramenta de sua própria transfor­mação e permitindo­-o libertar-se de suas amarras na busca pelos seus objetivos. O pro­fissional coach inves­te muito em sua for­mação e capacitação, o que aumenta muito a chance de sucesso do cliente no alcance dos resultados deseja­dos. A acessibilidade do processo está muito relacionada a quanto alguém acredita que ela vale para si mes­ma, os valores não são exorbitantes e há sem­pre a oportunidade de negociação de acor­do com as possibili­dades do interessado. Aqueles que tiverem interesse em conhe­cer o processo, podem agendar uma primei­ra conversa gratui­ta através do contato andresa.oproximopas­so@gmail.com