21 de Janeiro de 2018 | 14:48:57

11/01/2018 | Especiais / Gastronomia

Saladas leves e saborosas complementam principais refeições

Verduras e legumes podem ser associados à carnes como frango e salmão

Saladas leves e saborosas complementam principais refeições

SABOR: Cozinheira Soraya Araújo indica as combinações leves para saladas
Tininho Junior

Ampliar foto

As saladas deixaram de ser comidas sem graça e passaram de coadjuvante à protagonistas no dia a dia. Além disso, são complementos leves e saborosas para as principais refeições, especialmente para quem busca qualidade de vida. Com o tempo, as receitas foram se inovando, mas não deixaram de lado os tradicionais tomates e alfaces.

Pelo contrário, esses ingredientes ricos ganharam aliados importantes como as carnes magras, que além de leves, dão um toque todo especial ao prato. Em Barretos, a cozinheira Soraya Silva Araújo indica duas opções especiais para agregar valor e sabor à salada. Uma é acrescentar o salmão, rico em em ômega 3, vitamina A, selênio e outros nutrientes indispensáveis à saúde das unhas e cabelos.


O salmão tem propriedades anti-inflamatórias, devido à presença de ômega-3 ácidos graxos que ajudam no combate à  artrite e dores nas articulações. É também uma rica fonte de ferro, potássio, sódio, cálcio e magnésio e oferece 200 calorias por 100 gramas consumida. Outra combinação não menos saborosa é acrescentar o frango às verduras. Essa carne é rica em ferro, fósforo e  vitaminas do complexo B indispensáveis para o metabolismo celular.

SALADA DE SALMÃO

INGREDIENTES
Salmão em pedaços, alface, tomate cereja, alcaparras e molho picante.

MODO DE PREPARO
Tempere e grelhe o salmão e reserve. Monte um prato forrado com a alface e misture a carne ao tomate, alcaparras e o molho picante.

SALADA DE FRANGO
Peito de frango em pequeno pedaços, alface, tomate cereja, cebola, manjericão e salsinha.

MODO DE PREPARO
Tempere e grelhe o peito de frango. Coloque em um prato os demais ingredientes e finalize com tempero à gosto. 

DICAS DE ACOMPANHAMENTO
Suco fitness feito com água de coco, abacaxi, lascas de gengibre, couve, gelo e limão.