16 de Julho de 2018 | 13:19:18

13/01/2018 | Especiais / Viagem e Turismo

Istambul desperta contrastes de arquitetura e cultura milenar na Turquia

Barretense Caio Sampaio conta viagem emocionante e indica locais para visitação

Istambul desperta contrastes de arquitetura  e cultura milenar na Turquia

CULTURA: Caio indica visita ao Museu Hagia Shophia, ponto mais famoso de Istambul
Divulgação

Ampliar foto

Às margens do estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia, Istambul tem um pé no oriente e outro no ocidente. Está fisicamente dividida entre a Europa e a Ásia, e para ir de um  continente a outro, o visitante precisa de poucos minutos.

O designer gráfico Caio Sampaio indica  os principais pontos turísticos: a Mesquita Azul e o Museu Hagia Sophia conhecidos pela arquitetura, grandes torres ao redor repletos de mosaícos internos e o Grande Bazar com várias especiarias, chás (o famoso tchai), bijuterias, roupa e ouro. Outra indicação de Caio é a Torre de Gálata, na região histórica de Istambul. “É o  ponto mais alto da cidade o que garante uma grande vista. Por ali em volta, tem a região boemia de Taksim com vários bares e restaurantes legais para fumar narguilé, tomar chá turco e também algumas baladas”, disse.

O barretense também conheceu o Ermigan Park com suas decorações de tulipa e o Bósforo, região portuária  repleta de restaurantes cosmopolitas, bares, mansões,  opções de visitar o bairro Nisantasi e fazer passeios de lancha. “Tem muitas balsas transitando o tempo todo  sendo  possível ir para o lado asiático facilmente em apenas 10 minutos”, contou Caio.  “Recomendo ir em algum SPA e receber o banho turco, o hamam e  assistir a uma apresentação de dança turca, o Dervishe”, acrescentou.

Outras recomendações são: ter um celular com internet para facilitar encontrar endereços e utilizar o Uber.  “Não precisa de visto prévio e para quase tudo existe barganha, o que faz a viagem ficar bem acessível e além disso todos sabem falar inglês”, explicou. O designer gráfico destaca a hospitalidade do povo turco, gastronomia diferenciada, temperos e preparos. “Comidas mais pesadas, doces e carnes de carneiro foi o que mais encontrei e comi e lá fazem malabarismo com sorvetes para chamar a atenção dos turistas”, finalizou.

 

NATUREZA: O Ermigan Park é conhecido pela riqueza de detalhes e paisagismo

 

RELIGIÃO: Mesquita Azul está localizada no centro histórico da cidade turca

 

 CONTINENTE: Caio visitou o lado asiático que pode ser conhecido em um passeio de lancha