24 de Setembro de 2018 | 15:01:11

20/02/2018 | Especiais / Agronegócio

Programa Mais Leite traça estratégias para alavancar produção estadual

Em números absolutos, o Estado de Minas Gerais continua sendo o maior produtor de leite, com produção de 8,97 bilhões de litros em 2016

Programa Mais Leite traça estratégias para alavancar produção estadual

ATUAÇÃO: Integrantes do Comitê participaram de reunião para definir as prioridades
Hélio Filho

Ampliar foto

O grupo gestor do programa Mais Leite, Mais Renda avaliou o trabalho realizado em 2017 e discutiu a agenda para 2018. A reunião foi presidida pelo secretário estadual de Agricultura,  Arnaldo Jardim e representantes de Escritórios de Defesa Agropecuária. Dentre as propostas para 2018 estão aprovar a regulamentação que rege a agroindústria de pequeno porte e a produção artesanal e estabelecer mecanismos de rastreamento e tratamento de informações sobre a produção estadual de lácteos, processadas por município, por meio de instituições que já realizam esse levantamento.

Outra prioridade é demonstrar a qualidade e seguridade dos produtos lácteos; estimular o pagamento e a penalização por qualidade; promover o diálogo entre todos os integrantes da cadeia  e realizar estudos para a criação de produtos diferenciados com certificação de qualidade. Os integrantes do grupo também pretendem estabelecer mecanismos de avaliação da produção através da aplicação de questionários de diagnóstico sobre a situação das propriedades e conhecer as experiências de sucesso dos outros Estados. Em números absolutos, o Estado de Minas Gerais continua sendo o maior produtor de leite, com produção de 8,97 bilhões de litros em 2016.