22 de Junho de 2018 | 17:51:51

21/02/2018 | Especiais / Empregos e Oportunidades

Município planeja abrir cursos para capacitar mão de obra

Secretário de Indústria, Comércio e Emprego avalia que postos de trabalho devem aumentar na cidade

Município planeja abrir cursos para capacitar mão de obra

CAPACITAÇÃO: Fernando Carvalho informou que os cursos quando forem abertos serão gratuitos
Tininho Junior

Ampliar foto

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Fernando Carvalho, informou que a pasta mantém contatos com entidades e estuda a demanda de empresas para abrir cursos que capacitarão a mão de obra na cidade. Segundo ele, os cursos serão gratuitos e definidos de acordo com pesquisa local e na microrregião. “Vamos sintonizar com os empresários locais para entender quais são as suas demandas, para adequarmos com a realização desses cursos eventuais voltados para o comércio, a indústria e mesmo setor de serviços, saúde, tecnologia ou do agronegócio”, explicou Carvalho, que destacou a importância de se manter informado no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), além do site da prefeitura (barretos.sp.gov.br) e na ACIB.

DEMANDA
Segundo o secretário, a cidade precisa de trabalhadores capacitados em diferentes setores. Carvalho acrescenta que, com a recuperação da economia no país, o índice de emprego deve aumentar, inclusive em Barretos. Com isso, a importância de investir no aprimoramento da mão de obra.  “Assim sendo, as demandas por vagas de emprego, sobretudo os formais, com carteira assinada, irão aumentar progressivamente. Prova disso, é que temos recebido visitas de empresários locais que querem expandir seus negócios e também empresários de outras cidades querendo se instalar em Barretos. As vagas irão surgir e crescer positivamente em todos os setores, ainda neste primeiro semestre, desde o comércio, o setor de saúde, de alimentos, do agronegócio e até mesmo no setor público, como na prefeitura e no SAAE, com a realização de concursos”, complementou.

AÇÕES
Entre as ações da pasta, o secretário Fernando Carvalho destacou o incentivo ao microempreendedorismo. “Temos realizado trabalho de fomento ao empreendedorismo visando aquelas pessoas que desejam se tornar microempresários e também procurado incentivar o desenvolvimento dos negócios das pequenas empresas”, contou. O barretense anunciou a convocação para que os empresários iniciem ações no Distrito Industrial II. “Outra medida, prevista para março, é convocar os empresários que receberam doações de área do município no Distrito Industrial 2, para que iniciem suas obras, conforme projeto apresentado, e assim possam propiciar o mais breve possível, a geração de negócios e o fomento de empregos e renda na cidade”, disse.