24 de Abril de 2018 | 18:17:11

15/03/2018 | Especiais / Gastronomia

Pãezinhos de cerveja recheados com ricota e calabresa para o lanche

A sugestão surpreende pelo sabor e leveza com combinação muito harmoniosa

Pãezinhos de cerveja recheados com ricota e calabresa para o lanche

CRIATIVIDADE: O empresário Ricardo Tsuyoshi Ishigaki exibe o lanche que é a sensação do momento no Empório do Pão
Tininho Junior

Ampliar foto

Pode se dizer que essa iguaria é uma versão salgada do rocambole, que se tornou popular com o tempo e símbolo de confraternizações entre famílias e amigos.  Possui inúmeras receitas, do elaborado até ao mais simples porém a dica do empresário do Empório do Pão, Ricardo Tsuyoshi Ishigaki, é utilizar a cerveja na massa para garantir leveza e um sabor inigualável. “O Pão de Cerveja tem uma maciez diferenciada dos outros tipos de pão que utilizam água ou leite como líquido para a formação da massa”, disse.

Segundo muitos antropólogos as produções de pão e de cerveja sempre estiveram muito perto historicamente. Foi há mais de 6 mil anos atrás que os egípcios descobriram o processo de fermentação do trigo. Este fato culminou nas primeiras receitas e experiências gastronômicas.

Quer ousar e ter um pão super fofo e agradável ao paladar? Então, mãos a massa!

INGREDIENTES
500 gramas de farinha de trigo
2 ovos
2 gemas
½ colher de sopa de sal
40 gramas de açúcar refinado
40 gramas de margarina com sal
30 gramas de fermento
¼ lata de cerveja

RECHEIO
300g de ricota
1 gomo grande de linguiça calabresa moída ou ralada
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 cebola pequena picada
1 tomate
2 colheres de sopa de requeijão
Azeitonas e sal a gosto
1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO
Recheio: Misture todos os ingredientes e reserve.
Massa: Coloque em uma vasilha grande o fermento, açúcar, sal, margarina, ovos, gemas e farinha de trigo acrescente a cerveja até o ponto de desgrudar da mão e dar o ponto. Divida a massa em três partes e deixe crescer por cerca de uma hora. Depois disso, trabalhe a massa por alguns segundos para tirar o ar, modele os pãezinhos pequenos em forma de rocambole recheando bem. Amasse o rocambole alongando ainda mais ele e corte ao meio formando dois pães. Coloque-os em uma fôrma untada e enfarinhada, pincele com a gema. Leve ao forno preaquecido por 180/200° até dourar. Tempo estimado 20 minutos. Depois de pronto corte e sirva.

Dica: Se você gosta de pratos agridoces, uma boa alternativa é substituir a calabresa do recheio por ameixa ou damasco. Bom apetite!