16 de Agosto de 2018 | 01:58:32

16/05/2018 | Polícia / Polícia

Defesa Civil realiza treinamento preparatório para Operação Estiagem

Trabalho é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente

Defesa Civil  realiza treinamento preparatório para Operação Estiagem

Major Fauzi Salim Katibe durante pronunciamento na Oficina Preparatória para Operação Estiagem, no auditório do Núcleo Jurídico do Unifeb que contou com representantes dos 19 municípios da Região de Barretos
Luis Nascimento

Ampliar foto

A Defesa Civil  coordenou  na terça-feira (15) no UNIFEB em Barretos a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem.

O trabalho  realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente, tem como objetivo transmitir conhecimento e treinar agentes municipais de Defesa Civil  além de grupos de funcionários públicos e voluntários dos 19 municípios da região de Barretos, para que eles possam ajudar no combate a incêndios florestais. 

O evento contou com  a participação do  Major Fauzi Salim Katibe, que é o atual Diretor da Divisão de Convênios da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o Coordenador Regional da Defesa Civil Major Mauro Alves dos Santos Júnior, Capitão Glauco Castilho Rossi, Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros sediado em Franca, além de outras autoridades.

O Major Katibe  confirmou que um dos problemas mais graves para a Defesa Civil na região de Barretos, são as queimadas em matas.

Ele destacou a importância do treinamento que é realizado na parte teórica e prática.

“ Temos treinamento teórico com o pessoal da Defesa Civil para que transmitam conhecimentos e ações preventivas, e o especifico realizado pelo Corpo de Bombeiros para treinar as brigadas das  Defesas Civis Municipais. As Defesas Civis Municipais que participam do treinamento recebem do Estado o que a gente chama de kit estiagem, que são equipamentos para os agentes poderem usar, quando eles vão atuar em incêndio florestal” concluiu.

O Major Mauro Alves dos Santos Júnior confirmou que os problemas enfrentados pela Defesa Civil   são mais graves na época de estiagem  do que durante o período de chuvas.

“Essa Oficina Operação Estiagem é o que nós precisávamos para a nossa região. Nós enfrentamos problemas de Defesa Civil, muito mais na época de estiagem do que na época de chuvas. Nós trouxemos dos 19 municípios, 19 coordenadores municipais, grupos de funcionários públicos, voluntários para esse treinamento. Para que eles tenham conhecimento mínimo para ajudar a prevenir os problemas da Defesa Civil. O grande foco aqui é a prevenção” disse.

O Capitão Glauco Castilho Rossi do Corpo de Bombeiros,  destacou a importância do trabalho da Defesa Civil Estadual em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente.

“O objetivo aqui é nos fazermos um treinamento conjunto para fazer frente uma demanda de ocorrência que pode  aumentar nesse período do ano por causa da estiagem. O treinamento é feito com gestores e brigadistas, porque muitas vezes o bombeiro não consegue chegar de forma rápida em todo o município por causa da distância. A ideia é que esses gestores e brigadistas que serão treinados deem a primeira resposta num incêndio florestal. Eles irão receber o treinamento teórico e prático para dar inicio ao combate e evitar que as chamas tomem  grandes proporções e o bombeiro possa chegar e fazer a extinção dos focos” concluiu o Capitão Castilho.