22 de Maio de 2018 | 10:31:34

17/05/2018 | Opinião / Opinião Aberta

Você sabe o que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

Por Giovana da Rocha

O túnel do carpo é um estreito canal presente no punho e pelo qual passam tendões de músculos, responsáveis pela flexão dos dedos, e o nervo Mediano. Esse nervo é responsável pela musculatura do polegar, indicador, dedo médio e parte do quarto dedo. Por se tratar de canal rígido, qualquer aumento de pressão no seu interior pode comprimir o nervo Mediano e gerar a Síndrome do Túnel do Carpo.

A Síndrome do Túnel do Carpo afeta principalmente mulheres entre 40 e 60 anos. Na maioria da vezes, não é possível identificar o que ocasiona esse aumento de pressão no interior do túnel.

Alguns fatores que predispõem a ocorrência da doença são: obesidade, tabagismo, hipotireoidismo, características anatômicas (formato dos ossos da região e o grau de espessamento dos tendões), calos ósseos resultantes de fraturas do punho ou das mãos, artrite reumatoide, gota e inflamação do nervo Mediano decorrente do diabetes. Esforços repetidos realizados por pessoas que utilizam as mãos de forma intensa (digitadores, costureiras, entre outros) tem chances maiores de desenvolver a Síndrome.

As queixas mais frequentes são dormência e formigamento na palma da mão e nos dedos e fraqueza das mãos. No início, os sintomas costumam ser noturnos e, conforme a doença progride, intensificam-se e passam a ocorrer também durante o dia.

O tratamento é cirúrgico e consiste na descompressão do túnel. Os indivíduos que apresentam esses sintomas devem procurar atendimento médico, pois quanto mais precoce a intervenção, maiores as chances de resultado satisfatório.

Giovana da Rocha, estudante do 7º período de medicina da FACISB, orientada pelo prof. Dr. Carlos R. Almeida Júnior.