18 de Agosto de 2018 | 15:37:12

18/05/2018 | Opinião / Opinião Aberta

José Paulo de Andrade o “Pai da Notícia”

Por Mussa Calil Neto

Cristo nasceu numa manjedoura para modificar os destinos desse mundo, e você José Paulo, descendente de nobres Portugueses, de DNA privilegiado, nasceu do ventre de Dona Maria, em uma humilde casa na cidade de São Paulo, para ser luz a todos nós e transformador do destino de milhões de brasileiros. Tendo nascido aos 18 dias do mês de maio de 1942, completa nesta data seus “quase bem vividos” 75 anos, não fosse o “maldito” cigarro.

Ethos – ética, em grego – designa caráter e moral.

Como todo Brasileiro que sabe recorrer à luz da experiência e à visão progressista, encontramos em José Paulo de Andrade este farol que nos aponta a direção a ser percorrida, balizando diariamente nossos passos e nos enchendo do ânimo que tanto precisamos em nossas vidas.

Por sermos fieis ouvintes em todas as manhãs do programa “O Pulo do Gato” ao longo destes 45 anos no ar, somos testemunhas do progresso que você, através das ondas do rádio, auxiliou para que São Paulo se tornasse esta grande cidade, não apenas pelo tamanho que se apresenta, mas grande pelas pessoas que ajudaram a construí-la, grandes como você que tanto a ama.

Se fizéssemos um corte, um retrato no tempo, seria impossível sabermos naquele exato instante quantas pessoas dependiam de sua firmeza e saúde. Milhões de brasileiros, motoristas, pilotos de aeronaves, usuários dos serviços públicos de transporte, dependem diariamente de suas informações precisas e balizadas para decidirem, desde o que vestirem, até quais caminhos devam preterir para que tenham êxito no seu dia a dia.

Não obstante, anuncia o “olha a hora” (hora certa) para que não nos atrasemos em nossos compromissos, “metendo” ainda a “boca no trombone” quando alguém pisa do tomate, prestando assim, relevantes serviços de utilidade pública aos paulistanos, além de informações do mercado financeiro e, de quebra, do esporte, ficando “doidão da vida” quando o seu São Paulo cai pelas tabelas.

Quando saímos de casa para o trabalho, já estamos muito bem informados apenas com os anúncios das manchetes dos jornais. Por isto, José Paulo de Andrade, que é um grande comunicador e cuja história se confunde com a do rádio brasileiro, é considerado por todos nós como um verdadeiro “pai”, que se preocupa com seus filhos amados, procurando através da comunicação melhorar a vida e o dia a dia de milhões de brasileiros, sendo a alma pública da Ética no Rádio, que com credibilidade e uma solicitude leve, revela a todos nós os mistérios do mundo da notícia.

Receba então, “Pai”, os cumprimentos e o “parabéns a você” deste filho humilde e dedicado do interior, de nossa querida cidade de Barretos e de todos os seus “filhos” ouvintes.
Parabéns amigo! Vida longa ao rádio brasileiro na voz de José Paulo de Andrade, e que Deus continue a abençoar sempre e cada vez mais este “casamento” exitoso com o programa “O Pulo do Gato”. 

Um forte abraço, nosso e de minhas 03 Marias.

Mussa Calil Neto