24 de Setembro de 2018 | 14:39:28

13/06/2018 | Polícia / Polícia

VÍDEO: Bombeiros e SAMU participam de simulado coordenado pela Santa Casa

Treinamento simulou acidente de trânsito com 23 vítimas

VÍDEO: Bombeiros e SAMU participam de simulado coordenado pela Santa Casa

Dra. Amanda coordenou simulado da Santa Casa, que contou participação das equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Faculdade de Medicina, Prefeitura através das Secretarias de Ordem Pública e Saúde
Tininho Júnior

Ampliar foto

Equipes do Corpo de Bombeiros, comandadas pelo Tenente Frank Fernando Andrade, além do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Santa Casa,  Defesa Civil, Faculdade de Medicina, Prefeitura através das Secretarias de Ordem Pública e Saúde, participaram na manhã de ontem, em frente ao Recinto Paulo de Lima Correa,   de um simulado  de acidente de trânsito com  múltiplas vítimas em Barretos.

O treinamento realizado e coordenado pela Santa Casa de Barretos, faz parte do Plano de Contingência do hospital  para atendimento as múltiplas vítimas.

Ele tem a  finalidade de fornecer informações procedimentais em resposta a eventos que necessitem desse tipo de atendimento, proporcionando maiores chances de vida através do correto emprego de equipamentos de resgate e a aplicabilidade técnica para cada tipo de socorro.
 




 


O acidente simulado ontem, foi de uma colisão de um ônibus com dois carros e um total de 23 vítimas, três delas fatais.

Os feridos foram resgatados pelas equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU e levados para a Santa Casa.

“ Por sermos um hospital regional e haver grandes festas que acabam aglomerando muitas pessoas na cidade, é importante que a gente se prepare para momentos que possam vir a ser necessário, a gente ter que tratar mais vítimas do que a nossa capacidade habitual. Por isso, a gente faz esse treinamento para que muitas pessoas cheguem ao mesmo tempo no hospital, e possamos treinar a nossa capacidade de conseguir organizar, uma situação que pode ser possível” disse a médica Amanda Maria Ribas Rosa de Oliveira, coordenadora da UTI da Santa Casa.

A coordenadora disse que houve evolução no treinamento em relação ao realizado no ano passado.

“ Foi o nosso segundo simulado, e comparado com o ano passado conseguimos evoluir muito. Nós conseguimos ter uma central de gerenciamento, mantendo contato com o Centro Cirúrgico e UTI. Essa comunicação interna melhorou bastante em relação ao nosso último simulado. Assim como triagem inicial dos pacientes no Pronto – Socorro. Então é de melhora em relação ao último ano” concluiu a Dra. Amanda.