24 de Junho de 2018 | 15:43:43

14/06/2018 | Especiais / Gastronomia

Creme de folhas verdes reúne sabor e patriotismo à mesa

Agrião, rúcula, couve, espinafre, creme de leite fresco e crisps de parma são uma agradável combinação

Creme de folhas verdes reúne sabor e patriotismo à mesa

ALQUIMIA: Creme harmoniza folhas verdes e creme de leite fresco envolvido com crisp de parma
Tininho Junior

Ampliar foto

O frio chegou! Época oportuna para apreciar caldos, sopas e cremes. Geralmente indicados para o jantar por serem leves além de muito nutritivos com alimentos preparados através da combinação de ingredientes como carnes ou vegetais com água, creme de leite ou outros líquidos. Servem como entrada ou até mesmo pratos principais.

Com talento, o chef Giovani Alves resolveu ousar no preparo dessa iguaria para atender paladares exigentes. “Fui desafiado a elaborar um menu diferente para agradar paladares exigentes de clientes da Adega Garcia que recebeu no seu espaço, empresários de vários setores. Além do sabor de várias folhas para o preparo do creme, o visual remete à cor predominante da bandeira do Brasil, ressaltando também o patriotismo já que estamos na expectativa para a Copa do Mundo na Rússia”, comentou.

Creme harmoniza folhas e creme de leite fresco envolvidos com crisps de parma de 24 meses de maturação. “A junção e textura dos alimentos proporcionam uma combinação perfeita e agradável”, garante Giovani Alves.

CREME DE FOLHAS VERDES

INGREDIENTES
1 maço de couve, 210 g de espinafre fresco, ½ maço de agrião, folhas de rúcula (quantidade a gosto), 1 litro de creme de leite, 1 / 2 colher (chá) de manjericão seco, 1 / 4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída presunto de parma, caldo de legumes, sal a gosto.

MODO DE PREPARO
Em uma panela grande, em fogo médio, coloque o caldo de legumes e as folhas com os temperos e sal a gosto. Tampe a panela, deixe que ferva. Depois, abaixe o fogo e deixe cozinhando por cerca de 40 minutos. Após bata rapidamente no liquidificador ou processador de alimentos e volte na panela para finalizar com creme de leite fresco. Coloque em um recipiente para caldo e junte a farofa de crisp de parma.

CRISP DE PARMA
Fatie o presunto de parma, jamon serrano, com 24 meses de maturação e coloque no forno para desidratar até que fique bem crocante, cerca de 15 minutos. Triture e espalhe sobre o creme e desfrute da sugestão do chef. Bom apetite!


CRIATIVIDADE: Chef Giovani Alves elaborou prato especial para exigentes clientes com cor predominante da bandeira do Brasil