18 de Julho de 2018 | 00:15:18

13/07/2018 | Cidade / Diocese

Delegação brasileira participa do Congresso Missionário Americano na Bolívia

Encontro conta com a participação de missionários e missionárias de diversos países da América.

Delegação brasileira participa do Congresso Missionário Americano na Bolívia


Divulgação

Ampliar foto

Termina amanhã, em Santa Cruz de laSierra, na Bolívia, o 5º Congresso Missionário Americano (CAM5). O evento começou na terça-feira (10) e conta com a participação de missionários e missionárias de diversos países da América.

Do Brasil participam cerca de 200 missionários de todos os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre eles, leigos e leigas, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e seminaristas.

Participam ainda os bispos de Crateús (CE), Dom Ailton Menegussi; de São Gabriel da Cachoeira (AM), Dom Edson Damian; o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA), Dom Esmeraldo Barreto Farias; de Estância (SE), Dom Giovanni Crippa; de Osório (RS), Dom Jaime Pedro Kohl; de Ponto Grossa (PR), Dom Sérgio Arthur Braschi e o arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Janusz Marian Danecki. O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, também integra a delegação brasileira.

Para o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Esmeraldo Barreto Farias, esses congressos aprofundam o sentido missionário da Igreja. “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na ‘missão’ do Filho e do Espírito Santo”.

O objetivo geral do CAM 5 é fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e o compromisso missionário Ad Agentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Este ano, a temática do congresso é “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”. Nesse contexto, estão sendo discutidas formas de avivar a fé, com renovado compromisso missionário para que a Alegria do Evangelho, como anúncio querigmático, dinamize a vida missionária de nossas Igrejas no continente.

Fonte: CNBB