15 de Dezembro de 2018 | 00:46:52

15 de Dezembro de 2018 | 00:46:52

12/07/2018 | Especiais / Gastronomia

Massa para comer bem e aquecer no inverno

Buarque, feito com massa fresca, pimenta,alho frito, salsa e camarão

Massa para comer bem e aquecer no inverno

Mahna Tavares, formada em gastronomia pelo Unifeb, exibe uma paixão
Tininho Junior

Ampliar foto

Quem resiste a uma boa massa? A maioria das pessoas concordam: São deliciosas e sobre tudo fáceis de fazer, em especial o macarrão.

Uma das versões sobre o surgimento do macarrão diz que ele foi inventado na China. Teria sido levado pelo explorador italiano Marco Polo para a Itália, onde tornou-se popular. No Brasil ele também é muito amado, sendo o terceiro maior consumidor de massa no mundo, ficando atrás apenas de Itália e Estados Unidos.

Inspirada nessa paixão, também para os barretenses, a Gastrónoma Mahrna Tavares, chef e sócia proprietária do Restaurante Mercearia da Cidade sugere o preparo do Buarque, feito com massa fresca, pimenta, alho frito, salsa e camarão.

“A massa fresca é muito saborosa, mas há quem opte pelo “grano duro” como penne por exemplo para substituição”, comentou Mahna.

“Nestes dias frios é bom saborear alimentos que aquecem o corpo. A massa garante energia e temperos como a pimenta, tida como termogênica, combinam com os demais ingredientes garantindo uma experiência agradável ao paladar”, disse.  

Veja como preparar essa delícia e esquentar o inverno com boa gastronomia.

BUARQUE
INGREDIENTES:
250 gr de macarrão caseiro ou outro de sua preferência.
6 camarões grandes sem cabeça e sem casca
6 dentes de alho triturado
8 fatias de pimenta dedo de moça
100gr de parmesão ralado
salsa a gosto
azeite
sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Cozinhe o macarrão em água fervente, o ponto é al dente (quando a massa é perfeitamente cozida, mas oferece uma leve resistência a mordida).
Em uma saltese aqueça o azeite e adicione metade do alho, acrescente os camarões já temperados e salteie até que estejam cozidos e reserve.
Na mesma saltese acrescente mais azeite e o restante do alho, deixe dourar e adicione o macarrão e a salsa a gosto.
Coloque o macarrão em um prato fundo ou outro de sua preferência, decore com os camarões e a pimenta dedo de moça fatiada. Sirva com o parmesão ralado.