24 de Setembro de 2018 | 05:12:20

14/07/2018 | Opinião / Editorial

A informação precisa e necessária

A tarefa exige persistência e consciência

Jornalista Luis Otavio Martins, redator de O Diário de Barretos e apresentador do programa O Repórter Sabe Tudo, tem a tarefa de selecionar informações para a comunidade barretense e da região. Um jornal precisa ser capaz de contar a história da cidade, as transformações e os cenários da comunidade. Um zelo com a trajetória, o dia a dia e abrir janelas para o futuro.

Por que isto está cada vez mais difícil?  A única saída para combater notícias falsas é com jornalismo verdadeiro.  Há cada vez mais desejos de intrigar, condenar e ofender, inclusive para transferir a responsabilidade pelos próprios fracassos e fraquezas.

As curiosidades voltadas para o crime, a violência, estelionatos políticos e armações públicas dominam o noticiário cotidiano. O maior desafio da imprensa é fomentar o conhecimento, o discernimento e a cidadania plena. A tarefa exige persistência e consciência, porque é preciso zelo e atenção, cuidado e vocação, trabalho e empenho.

A procura diária pelo jornalismo verdadeiro é a maneira direta, objetiva e real de se ir ao encontro da misericórdia divina, da fraternidade e cultura da paz. Em tempos de tantas notícias, muitas ruins e outras falsas, os barretenses são chamados a vivência na educação, no respeito e segurança, atentos a informação saudável. Atenção para a boa notícia, não disseminar fofoca e não propagar intolerância são as exigências para hoje e sempre.