12 de Dezembro de 2018 | 10:14:42

12/08/2018 | Opinião / Opinião Aberta

Propriedade amiga

Por Ricardo Salles

Quando falamos de meio ambiente, é preciso ter em mente dois pontos fundamentais: 1) o meio ambiente é um valor inegociável; 2) o ser humano é parte da natureza, e não um invasor. Partindo desses princípios, a conclusão é evidente: devemos sempre buscar uma relação de equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a conservação do meio ambiente.

Um bom exemplo concretodessa filosofia é o programa Propriedade Amiga.Criado por nossa equipe,na Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, o programa visa a fortalecer a segurança no campo, oferecendo uma alternativa de proteção dos produtores rurais.

Regiões isoladas, como é o caso da zona rural,sem delegacias, rondas ostensivas constantes, nem mesmo testemunhas, se tornaram um prato cheio para a bandidagem. De roubos ocasionais à ação programada de quadrilhas especializadas em roubar insumos, equipamentos e até produção agrícola, o campo deixou de ser um lugar pacífico para se trabalhar.

O Propriedade Amiga só se tornou realidade graças à participação da nossa Polícia Militar Ambiental. Combinando tecnologia e inteligência, implementamos um sistema de mapeamento GPS que permite encontrar as propriedades rurais com muito mais facilidade em casos de atendimento emergencial.

Na prática, o funcionamento é simples. Acessando o site da Polícia Ambiental, o interessado pode cadastrar sua propriedade, informando os bens que possui, de marca de gado a defensivos agrícolas, especialmente visados por contrabandistas. Em seguida, um número de cadastro único é gerado e registrado na base de dados da PM, com sua localização geográfica exata.Dentro de 15 dias, a Polícia Ambiental faz uma visita à propriedade para validar a localização.

O Propriedade Amiga é mais uma prova de que, na realidade concreta, nada impede o meio ambiente de caminhar lado a lado do desenvolvimento, que tem como pressuposto básico a segurança.

Ricardo Salles
Ex-Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Presidente do Movimento Endireita Brasil
www.ricardosalles.com.br