22 de Setembro de 2018 | 16:36:25

13/09/2018 | Especiais / Gastronomia

Receita de brigadeiro gourmet tem visual que aguça o paladar

Chocolate, milho verde, açaí, churros e paçoca estão entre as opções de sabores

Receita de brigadeiro gourmet tem visual que aguça o paladar

Paula Adriana Menezes Mariano exibe a paixão pelos brigadeiros
Tininho Junior

Ampliar foto

O popular doce brasileiro ficou conhecido na decáda de 1940 durante a campanha eleitoral do brigadeiro Eduardo Gomes, que disputava a presidência com Eurico Gaspar Dutra. O doce era preparado pelas eleitoras do político e servidos nos eventos da campanha, sendo apresentado como" o preferido do Brigadeiro". Nas eleições, o Brigadeiro foi derrotado, porém, depois disso, a iguaria ganhou fama e passou a ser chamado de brigadeiro.

Conta à história que antes disso era conhecido como “negrinho”, por causa da massa escura, e que teria surgido no Rio Grande do Sul.

A mistura base de chocolate, leite condensado e manteiga desperta em quase todas as pessoas uma sensação gostosa de nostalgia e que remete a momentos de união e alegria. Indispensáveis em aniversários de criança, adulto, datas ou ocasiões especiais. 

Nos dias de hojeganha uma nova roupagem: O Brigadeiro Gourmet. Se antes era um pouco pequeno e simples, agora ele apresenta um novo conceito, também é delicioso e muito atrativo.A matéria prima utilizada no seu preparo é o diferencial.

Coincidência ou não, em Barretos, a paixão pelo doce levou uma profissional de carreira militar a dedicar-se também na produção do brigadeiro gourmet. “Busquei a capacitação em curso sobre o brigadeiro gourmet que pede ingredientes de primeira qualidade, chocolate importado, leite condensado e manteiga de boas marcas”, conta Cabo da PM, Paula Adriana Menezes Mariano.

Novos sabores foram criados trazendo assim outras experiências para o paladar. “A variedade é grande, além do tradicional há de milho verde, açai, churros, pistache,paçoçae outros”, relata.
Ainda segundo ela, os confeitos são imprescindíveis nessa nova versão, “Pode ser usado os granulados comunsde várias cores, formatos diferentes, castanhas e raspas de chocolate”, finaliza.

Tamanho capricho merece ainda caixas exclusivas para armazenar o produto. “Presentear amigos e a si, nunca foi tão bom. Uma caixinhapromete amenizar rapidamente os efeitos do estress, enche os olhos e a boca numa experiência deliciosa” finaliza Paula.

Brigadeiro Gourmet Tradicional
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga extra sem sal
1 gema peneirada
4 colheres de chocolate em pó 50%
Raspas de chocolate ou granulado para cobertura

Modo de Preparo:
Coloque na panela a manteiga e aqueça em fogo baixo até derreter (não deixe a manteiga espumar)
Adicione o leite condensado, a gema e o chocolate, misture bem.
Deixe ao fogo baixo e mexa sem parar até chegar ao ponto de brigadeiro.
Tire da panela e coloque a massa em um recipiente para esfriar. Após faça as bolinhas e passe-as no granulado ou raspas de chocolate, depois coloque nas forminhas.