18 de Novembro de 2018 | 06:25:47

15/09/2018 | Social / Colunão

Barretos comemora sete anos de Capital Nacional do Rodeio

Projeto foi da ex-deputada federal Luciana Costa

Barretos comemora sete anos de Capital Nacional do Rodeio

Festa do Peão é realizada no Parque do Peão
Tininho Junior

Ampliar foto

Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer.

01 – AGENDA
Hoje, 15 de setembro/18, é o Dia do Musicoterapeuta; Dia da Musicoterapia; Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias; Dia do Cliente; Dia do aniversário das cidades paulistas de Guará e Limeira; Dia do lançamento, em Barretos, do jornal A Abelha (1912); e Dia de Nossa Senhora das Dores. Fase da lua: nova.

02 – MEMÓRIA
A história de Barretos conta que neste dia, em 1902 morreu, no dia dos seus 84 anos, Lina Marcondes Melo; em 1908 a família Urias Alexandre de Melo mudou-se para Baguaçu; em 1917 casaram-se Dr. Temistocles Barbosa Ferreira-Henriqueta Marcondes, ele em pleno exercício da medicina.

03 – HISTÓRIA
Barretos registrou que também neste dia, em 1938 nasceu o repórter Antônio de Jesus Buque; em 1949 morreu, aos 89 anos, o coronel e ex-prefeito por 2 vezes, Silvestre de Lima; e em 1964 foi eleita a primeira diretoria do Centro do Professorado Paulista, presidida por Paulo Roberto Teixeira.

04 – LEMBRANÇA
Ainda em Barretos neste dia, no ano de 1984 o Rotary Clube Norte, presidido por Ibraim Martins da Silva, recebeu o diploma de admissão ao Rotary Internacional; também em 1984 foi fundado o Lions Club Norte, depois Clube de Leões do Brasil, e hoje Clube Recanto dos Lagos. Recordar é viver.

05 – CASAMENTOS
Barretenses que estão festejando hoje feliz união conjugal: Paulo Roberto Benetti-Silvana Suely (39 anos – Bodas de Mármore), Jamil de Oliveira Quille-Patrícia Aparecida (17 anos – Bodas de Âmbar) e João Paulo Garcia Júnior-Tereza Christina (8 anos – Bodas de Coral). Gente que queremos bem.

06 – RODEIO
Assinada pela presidente Dilma Rousseff em 15.09.11 (sete anos hoje), a lei 12.469 conferiu ao município de Barretos o título de Capital Nacional do Rodeio. O projeto foi da ex-deputada e vice prefeita barretense, Luciana Costa. Marca que a cidade, com sua Festa do Peão de Boiadeiro, faz jus, convenhamos.

07 – POSSE
Depois de 2 gestões pontilhadas de sucesso (4 anos), Elaine Baroni Costa Souza entregará a presidência do Grupo dos Cravos Vermelhos de Barretos para Silvio Homero de Souza. Jantar festivo de posse ocorrerá hoje, às 20h00, na sede própria da entidade, em grande e generoso estilo. Aplausos. Aos dois!

08 – CURSO
Apoiado pelo Sindicato Rural do Vale do Rio Grande de Barretos e Região, mais um curso de qualificação profissional está confirmado para hoje, encerrando-se amanhã, na Casa da Agricultura de Colina, com uma carga de 16 horas. O de Ovinocultura, ministrado por Regina Célia Margarido Valle. Gratuito.

09 – RESUMO
Baile Forró, na Estrela D’Oriente; Baile Forró, no Cerea; Mostra dos trabalhos de Renato Amisy Pereira, no espaço arte do North Shopping; Programa A Verdade Total em Tempo Real na O Diário Independente FM e Facebook de O Diário. Neste sábado do Ano do Laicato e do Setembro Amarelo, em Barretos.

10 – SONHO
Assim que chegou do serviço, o Almeida notou que a Gasparina, sua bonita, porém, burra e azarada mulher, estava enjoada. Então perguntou:
- Por que, Gasparina, você está com essa cara de poucos amigos?
- Sabe o que é, Almeida. Esta noite eu tive um sonho estranho. Sonhei que estava comendo uma maria mole gigante!
- Ué, Gasparina, e daí?
- Daí, Almeida, que acordei sem o travesseiro!