18 de Novembro de 2018 | 06:25:34

16/09/2018 | Cidade / Cidade

Calçadão terá abertura na rua 20 após acordo entre lojistas

Expectativa é que obras comecem no primeiro semestre de 2019

Calçadão terá abertura na rua 20 após acordo entre lojistas

COMÉRCIO: Gustavo Miziara, André Peroni e Paulo Soprano acompanham o projeto de remodelação do calçadão em parceria com o município
Tininho Junior

Ampliar foto

A ACIB, prefeitura e lojistas aprovaram a abertura do calçadão da rua 20 contemplando mudança  até a avenida 23. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Peroni, disse que o trecho permitirá a passagem de um veículo por vez e será totalmente repaginado. “As calçadas serão mais largas propiciando estacionamento de um lado e faremos a reurbanização”, disse. O projeto inclui ainda iluminação adequada, paisagismo e troca de piso inclusive nas avenidas 19 e 21. “O calçadão foi extremamente útil, mas existe há 30 anos, as coisas mudaram e precisamos evoluir também. Teremos uma visão mais moderna, centro competitivo e cidade agradável para compras”, afirmou. 

Segundo André, que também é empresário e diretor da ACIB, a princípio o projeto  prevê somente a  abertura da rua 20, mas futuramente a mudança poderá alcançar outros trechos da área central. “Talvez em 2020 possamos criar ruas urbanizadas e remodelação em toda a praça”, comentou. O projeto executivo deverá ser executado pela administração municipal, mas as obras dependem da abertura de licitação. A expectativa é que a prefeitura disponibilize de R$ 300 mil a R$ 400 mil em recursos próprios. “Não temos esse valor exato porque dependemos da licitação, mas não é um projeto caro em relação ao custo benefício”, comentou. A expectativa é início das obras no 1o semestre de 2019 com previsão de término até setembro. “A abertura da 20 foi praticamente unanimidade entre os lojistas”, finalizou André. A flexibilidade da proposta permite o fechamento momentâneo das avenidas 19 e 21 em dias com maior movimentação ou de eventos.

LOJISTA
O empresário e vice-presidente da ACIB, Paulo Soprano, comentou que o trecho revitalizado sera eficiente para as decorações. “Com a repaginação ficará mais bonito inclusive com os  enfeites de final de ano e de promoções temáticas”, explicou. Em sua opinião, a mudança é comemorada não somente por lojistas. “Toda comunidade vai aprovar, será um local de fácil acesso para todos”, observou.

CRONOGRAMA
Em 2016, a ACIB e o Sindicato do Comércio Varejista encomendaram pesquisa de opinião pública sobre possível reforma e ampliação no calçadão da área central. No questionário, a abertura da rua 20, ampliação das avenidas 19 e 21 e abertura da avenida 17  foram alvo de respostas dos barretenses.