18 de Outubro de 2018 | 02:40:44

22/09/2018 | Cidade / Cidade

Parceria entre ONGs promove consultas e doa óculos em Barretos

Projeto especial prevê atendimento a mais de 4 mil pessoas

Parceria entre ONGs promove consultas e doa óculos em Barretos


Tininho Junior

Ampliar foto

Uma parceria entre as Organizações OneSight e Renovatio disponibilizará consultas oftalmológicas e doação de óculos para 4 mil pessoas carentes em Barretos. O projeto reunirá  profissionais de 8 países e tem apoio das secretaria municipais de Saúde e Educação, Hospital de Amor e Faculdade de Medicina.

O representante da OneSight, Daniele Cangemi, disse que a entidade atua com voluntários em todo o mundo sempre levando consultas e óculos aos menos favorecidos. É a responsável pela coordenação de médicos, consultas, laboratório e aparelhos.

“O paciente escolhe a armação baseado na prescrição médica, produzimos e entregamos  no dia seguinte. O projeto ia acontecer no Nordeste e no Sul, mas chegamos a Barretos e estamos muito felizes”, comentou. O diretor de ações sociais da Renovatio, Guibson Trindade, informou que mais de 30 mil pessoas já foram atendidas com a parceria. “Em Barretos estamos unindo forças para em duas semanas contemplar essas pessoas. Serão atendidos 500 pacientes por dia e que receberão seu óculos gratuitamente”, afirmou.

LOGÍSTICA
O secretário Alex Franco comentou que o projeto demora em média 4 meses para ser formatado, mas com a união de todos, foi possível viabilizar em 10 dias. Para isso, foram mobilizadas
escolas municipais e agentes do programa Saúde da Família. “Detectamos 1.000 crianças e 3.500 adultos que passaram por uma pré-triagem e estão agendados”, destacou. Segundo Alex,
o paciente que apresentar outras queixas oftalmológicas, será encaminhado e aguardar consulta atendimento específico. A faculdade de Medicina separou 25 alunos que atuarão em toda logística.

Os estudantes foram  divididos para auxiliar na comunicação com estrangeiros, acolhimento aos pacientes e organização de consulta, testes de pré-triagem e acompanhamento
com oftalmologistas. Outros alunos aproveitarão o evento para abordar temas de prevenção e orientação. A médica e professora Aline Espanhol, comentou que o projeto é fundamental para a formação humanística. “A faculdade tem essa preocupação de humanizar o atendimento e essa é uma excelente oportunidade”, comentou. O médico do Hospital de Amor, Sérgio Serrano, comemorou a oportunidade em Barretos. “É fundamental enxergar bem, isso dá qualidade de vida e auxilia nas tarefas do dia a dia. Estamos felizes com a chance de ofertar isso às pessoas”, revelou. As consultas acontecem de 24 de setembro a 3 de outubro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Paulo Prata.

PEDIDOS
O vereador Euripinho Naben (PDT) é autor de vários requerimentos sugerindo uma ótica popular em Barretos para atender famílias carentes. O último pedido foi protocolado em 30 de agosto. “Fico satisfeito com essa parceria, tenho certeza que essas pessoas atendidas terão uma nova vida e outros projetos nessesentido virão para Barretos”, finalizou.