23 de Outubro de 2019 | 08:07:46

23 de Outubro de 2019 | 08:07:46

20/10/2012 | Esporte / Crônica

Estatísticas do Brasileirão

Por Giovana Leonardi

Está bastante disputado o Campeonato Brasileiro. Além do título, algumas equipes lutam para  manter-se no G-4 e garantir vaga para disputa da Libertadores da América, outras na zona intermediária vão ficando com a classificação à Sul-Americana e há os clubes que estão tentando correr da zona de rebaixamento para a Série B.

Faltam sete rodadas para o final da competição, e as equipes fazem contas para avaliar qual desempenho é necessário para atingir seus objetivos. Entre os que estão atualmente no topo da tabela, o Fluminense é o time com maior chance de garantir o título deste ano, 94,7% aponta a estatística. Está na liderança com 69 pontos, nove a mais que o segundo colocado. O vice Atlético-MG busca um bom resultado nas partidas finais para chegar perto da liderança, mas apresenta apenas 4,2% de chance de ser o campeão. Em terceiro, está o Grêmio com 58 pontos e 1% de chance de chegar ao topo. O São Paulo é o quarto na tabela, com 55 pontos. Está em boa fase para garantir lugar no G-4 e a vaga na Libertadores, mas índice de apenas 0,09% de ser o campeão de 2012.

A parte de baixo da tabela mostra que o rebaixamento é uma verdadeira preocupação para muitas equipes. Último colocado na reta final com 23 pontos, Atlético-GO tem poucas chances de fugir da zona de rebaixamento, índice de 99,6% de cair. O Figueirense, com 28 pontos, apresenta 92,1% de chance de ter novos adversários na próxima temporada. O Palmeiras, com 29 pontos, alimenta esperanças de permanecer na elite do futebol, índice de 82,2%. O Sport, com 30 pontos, vive uma situação complicada, com 91,6% de chance de ser rebaixado. Outros times ainda estão suando a camisa para se manter mais no alto da classificação.  As estatísticas foram divulgadas pelo site chance de gol.

Nada está definido, mas neste momento não se pode descuidar de nenhuma rodada. Um tropeço pode comprometer toda uma temporada. A busca pelas conquistas no Brasileiro é a beleza do esporte.

Giovana Leonardi  é jornalista.