11 de Dezembro de 2018 | 16:20:16

10/10/2018 | Especiais / Empregos e Oportunidades

Cursos técnicos gratuitos capacitam jovem para o mercado de trabalho

Instituto Federal oferece também opção de ensino médio que prepara para o vestibular

Cursos técnicos gratuitos capacitam jovem para o mercado de trabalho

ENSINO: Professora Juliana Pimenta durante contato com alunos do curso técnico de informática
Tininho Junior

Ampliar foto

O Instituto Federal de São Paulo, câmpus Barretos, está com inscrições abertas pela internet para os cursos técnicos com início no primeiro semestre de 2019. Segundo a diretora Juliana Pimenta, o processo segue até o dia 20 de novembro e será feito por análise de currículo nas três modalidades. Para o curso técnico integrado ao ensino médio, o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e cursará ensino médio e técnico no IFSP. Nesta modalidade, são 200 vagas, 80 para técnico em agronegócio, 80 em alimentos e 40 para informática. Há opção para o curso técnico concomitante ao ensino médio, assim o aluno deverá estar matriculado no ensino médio em outra instituição e fará apenas o curso técnico no Instituto Federal. Outra modalidade é fazer o ensino técnico no IFSP, após já ter concluído o ensino médio. Nestas duas opções,que são para o período noturno, são 80 vagas, 40 para técnico em eventos e 40 para agronegócio.

MERCADO
A diretoria Juliana Pimenta afirmou que o curso técnico é opção interessante para o jovem ingressar no mercado de trabalho. “O curso técnico hoje é bastante interessante para os jovens. Por exemplo, os meninos do ensino médio vão ter oportunidade de saírem daqui, em três anos, com o ensino médio de qualidade e o diploma do ensino profissionalizante. É uma oportunidade, sem dúvida alguma, muito importante para eles”, explicou a docente, que lembrou a chance que os candidatos terão no ensino técnico noturno. “É para o aluno que quiser dar outro rumo à carreira profissional ou procurando oportunidade de se qualificar. O curso técnico é rápido. De agronegócio, por exemplo, é de quatro semestres. E o de eventos tem duração de um ano e meio”, complementou.

ENSINO MÉDIO
A diretora do Instituto Federal confirmou que os alunos que escolherem o curso técnico integrado ao ensino médio, eles terão chance de concorrerem aos principais vestibulares do país. “É um curso de ensino médio completo. Os meninos têm feito simulados ao longo dos três anos. Têm acesso a esta forma de provas, parecidas com o Enem e vestibulares de grandes instituições. Temos alunos com ótimo desempenho em olimpíadas de matemática e astronomia”, concluiu Juliana Pimenta.

INSCRIÇÃO
Para concorrer às vagas a seleção será por meio de análise de histórico escolar. As inscrições são feitas pela internet no processoseletivo.ifsp.edu.br.