18 de Outubro de 2018 | 03:01:31

14/10/2018 | Social / Colunão

5º Muar do Sertão

Evento termina hoje no Parque do Peão

5º Muar do Sertão

Viola & Canturia acontece hoje no Mercadão Municipal
Divulgação

Ampliar foto

Toda criatura é prova da bondade de Deus.

RESUMO
Viola & Canturia, no Mercado Municipal Henrique Arutim; Domingueira, no Rio das Pedras, animada pela Banda Navaneira, de Ararauquara; 5º Barretos Muar do Sertão, no Parque do Peão MCN; 1º Barretos TattoFest, no Jockey Club. Neste domingo do Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), em Barretos.

AGENDA I
Hoje, 14 de outubro/18, é o Dia Nacional da Pecuária; Dia Nacional do Pecuarista; Dia do nascimento do barretense e independente, Dr. José Carlos Moreira de Oliveira (1931); Dia do nascimento do ex-vereador de Barretos, Dr. José Ruz Caputi (1947); e Dia de São Calisto I (papa e mártir). Lua: nova.

AGENDA II
Amanhã, 15 de outubro/18, é o Dia do Professor; Dia da Normalista; Dia do nascimento do ex-vereador de Barretos, Waldeci de Lima Bonfim (1940); Dia de Santa Teresa de Ávila; e Dia de feliz união do casal barretense, Gilberto Jesus de Rezende – Dânia Cristina (35 anos – Bodas de Rutilo). Lua: nova.

MEMÓRIA
A história de Barretos conta que neste dia, em 1917 durante assembleia presidida pelo coronel Juvenal de Oliveira Xavier e secretariada pelo professor Silvio Aguiar Souza, foi aprovado o estatuto da Comissão Regional dos Escoteiros; em 1963 casaram-se, João Carlos da Silva Lemos – Zaira.

HISTÓRIA
Barretos registrou que também neste dia, em 2009 João Monteiro de Barros Filho recebeu o título de Honra ao Mérito, do Rotary Club do RJ; em 2013 morreu, aos 90 anos, Onofre Pedro; ainda em 2013 morreu, aos 80 anos, Revail de Freitas Castro; e em 2014 morreu, aos 75 anos, José Marçal Aleixo. Reminiscências.

FUNDAÇÃO
Por inspiração do Pe. Gabriel Correr foi fundado em 15 de outubro de 1965 (há 53 anos amanhã), o Centro de Investigações e Ação Social de Barretos – Cias, com a finalidade de construir e entregar as “Casinhas do Pe. Gabriel”, às famílias carentes. Já entregou 126. Josá Maria Tomaz de Aquino é o atual presidente.

MENSAGEM
Mais uma vez renovamos aos professores barretenses e brasileiros esta mensagem: Sem vocês não haveria o Dia do Médico, Dia do Advogado, Dia do Dentista, Dia do Engenheiro, Dia do Jornalista, entre tantos outros. Vocês são importantes na transformação de alunos em cidadãos. Parabéns pelo dia de amanhã.

COMERCIÁRIO
O Dia do Comerciário é comemorado em 30 de outubro, e em regozijo a ele, todo trabalhador da classe em questão tem como abono, neste mês, 1 ou 2/30 avos, conforme o tempo de empresa. “Consta da convenção coletiva da categoria”, lembrou o presidente do Sincomerciário de Barretos, Joel de Paula.

CALENDÁRIO
De acordo com o Calendário Fiscal do Escritório, de contabilidade, vence amanhã o prazo do recolhimento ao INSS devido por contribuintes individuais e facultativos correspondente ao mês anterior; e entrega da EFD – Reinf, DCTFWeb, Sintegra e EFD – Contribuições. Estamos orientando.

DIARISTA
Terminada a limpeza do dia, a diarista virou-se para a Gasparina, mulher bonita, porém, burra e miserável, e disparou:
- São R$ 150,00 reais dona Gasparina!
- R$ 150,00? Mas isso é um absurdo! Você sabia que uma professora não ganha isso por dia?
- E por que a senhora, dona Gasparina, acha que eu larguei de dar aula?