18 de Novembro de 2018 | 23:14:18

09/11/2018 | Especiais / Guia Cultural

Exposição fotográfica retrata Barretos no passado e presente

Pesquisadora Sueli Fernandes e jornalista Lucas Mattar são responsáveis pelo trabalho em mostra no museu

Exposição fotográfica retrata Barretos no passado e presente

CURIOSIDADE: Alunos da escola Enochi Garcia Leal, de Guaíra, visitaram a exposição no museu
Tininho Junior

Ampliar foto

A exposição fo­tográfica “Barretos Ontem & Hoje” está aberta no Museu Ruy Menezes até o dia 2 de dezembro. Com coor­denação da pesquisa­dora Sueli Fernandes e do jornalista Lucas Mattar, o espaço tem imagens antigas da cidade e uma com­paração, a partir do mesmo ângulo, cap­tadas pelas lentes de Mattar em 2016. Alu­nos da escola Enochi Garcia Leal, de Gua­íra, visitaram a ex­posição na tarde de ontem, por meio do programa estadual Cultura Ensina.

São 30 painéis de 50 cm x 60 cm e um painel em 360º, com fotografias do século XX, além de 40 mo­nóculos que retratam cenas e episódios his­tóricos da cidade de Barretos. A pesqui­sadora Sueli Fernan­des disse que levar a exposição para o Mu­seu Ruy Menezes é especial, pois lá está a maioria do acer­vo usado no trabalho. “Colocamos as fotos antigas juntas com as fotos do hoje para que as pessoas possam observar as transfor­mações que a cida­de sofreu, no aspecto urbano, paisagístico, arquitetônico e até mesmo de modos, cos­tumes e hábitos”, dis­se a historiadora. “Eu, em especial, fico feliz com a exposição aqui no museu, porque boa parte das fotos utili­zadas na exposição é do acervo do museu”, complementou Sueli. O secretário de Cultu­ra, João Batista Chi­calé, elogiou o evento sediado no Museu Ruy Menezes. “Acho muito importante essa ex­posição. Aos jovens, é uma curiosidade, aos antigos, é uma recor­dação. Muitas pessoas conhecem ou conhe­ceram essas obras que existem hoje ainda e aquelas que não exis­tem mais “, contou.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sába­dos e domingos, das 9 às 12 horas, com en­trada gratuita.


CULTURA: Secretário Chicalé e pesquisadora Sueli destacaram a importância do evento