18 de Novembro de 2018 | 23:14:10

10/11/2018 | Opinião / Editorial

Abertos para criar cultura esportiva

Cidade de São Carlos sediará Jogos Abertos do Interior

São Carlos – a capital da tecnologia – recebe de 14 a 24 de novembro os Jogos Abertos do Interior. O evento esportivo prevê a presença de quase 20 mil atletas,

1.828 equipes, cerca de 560 árbitros, quase 950 partidas de esportes coletivos, 26 modalidades esportivas, 40 locais de provas, 69 escolas municipais e estaduais para alojamento, outros 3 alojamentos coletivos e a participação confirmada de 218 municípios do Estado de São Paulo.

A proposta de se fazer no interior do país uma Olimpíada “caipira”, trazendo o espírito esportivo e criando um público incentivador para a prática e o incentivo as diferentes modalidades, não tem evoluído. Barretos é um exemplo da enorme dificuldade de colocar o esporte na agenda da comunidade, incentivando talentos e práticas como fonte de saúde e cultura comunitária.

Nada contra as grandes potências – municípios que estruturam modalidades de modo empresarial e gozam de apoio financeiro de grupos econômicos – mas é preciso rever as bases. A beleza dos Jogos Abertos do Interior está nos grandes confrontos, mas a essência está no esporte coletivo e individual. Por que contratar um atleta que nem conhece a cidade para defender o time no torneio?

A imagem não revela a política esportiva e sim a competição da política, usando as modalidades atléticas para uma modalidade eleitoral.

Como criar nova cultura comunitária exige superação de padrões repetidos, conceitos arcaicos e regras de gestão tradicionais. Não se inova para não se arriscar, não se fomenta para manter dependência, não se investe para manter clientelismo. O tempo passa e não se avança, não se vence, não se convence.

São Carlos é sede dos Jogos Abertos. Um palco para abrir nova cultura, mentalidade e sinais para o esporte paulista e brasileiro. E fazer despertar em Barretos que esporte não é evento no vento, mas fome que precisa ser alimentada todos os dias do ano.