18 de Novembro de 2018 | 23:14:12

10/11/2018 | Opinião / Opinião Aberta

Bruxismo

Por Anna Paula Jode Galati

Se você acorda e os músculos da suas bochechas (mandíbula) estão doloridos ou acorda com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo que é definido como contato dentário não funcional, caracterizado pelo apertamento ou rangido da dentição, este  normalmente ocorre à noite, mas às vezes pode ocorrer durante o dia.

O Bruxismo pode ser causado por fatores psicológicos, emocionais, oclusais e até mesmo por maus hábitos, levando a sintomas de dor e desconforto, nos músculos da mastigação e também na área da cabeça, pescoço, costas e ombros.

Assim como a pessoa que rói as unhas apresenta os dedos com as unhas roídas e não tem como esconder, o paciente que exerce o bruxismo apresenta sinais nos dentes, língua e bochecha, causa efeitos sobre a articulação temporomandibular (ATM), desgastes dentários, contração excessiva dos músculos usados na mastigação (na face, cabeça e pescoço), dores mandibulares e de cabeça são os principais sintomas desse distúrbio que se manifesta durante o sono.

Os tratamentos são diversos e consiste na eliminação dos fatores que podem estar contribuindo e mantendo a dor. Deve ser feito por uma equipe interdisciplinar composta por fonoaudióloga, dentista, médico e psicólogo.

ANNA PAULA JODE GALATI
FONOAUDIÓLOGA –CRFa 2- 11242